Morre Marquinhos Abdalla, primeiro brasileiro draftado pela NBA
Marquinhos Abdalla representou o Brasil em três Olimpíadas e foi campeão mundial em 1979, pelo Esporte Clube Sírio

O mundo despediu-se, nesse domingo (22/3), de um dos maiores nomes do basquete brasileiro. Marquinhos Abdalla faleceu aos 73 anos. O ex-atleta faria aniversário nesta segunda-feira (23/3). A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) confirmou a morte, porém não revelou a causa.
Marquinhos estampou seu nome na história ao se tornar o primeiro brasileiro a ser escolhido no Draft da NBA. Isso aconteceu em 1976, quando recebeu uma proposta para atuar pelos Portland Trail Blazers. No entanto, o ex-atleta não aceitou a proposta, pois, caso firmasse o vínculo, não poderia atuar pelo time nacional do Brasil.
O basquete brasileiro está em luto. Faleceu neste domingo, 22 de março, Marquinhos Abdalla, um dos grandes da história da modalidade no país. Carioca, Abdalla nasceu em 1952 e pela Seleção Brasileira participou de três Olimpíadas, em 1972, 1980 e 1984. Marquinhos foi vice-campeão… pic.twitter.com/DEXkyarRPR
— Basquete Brasil – CBB (@basquetebrasil) March 23, 2026
“Marquinhos era um craque dentro e fora das quadras. Um cara diferenciado, incrivelmente talentoso e campeão. O basquete brasileiro perde uma referência técnica e de pessoa. Nossas condolências aos amigos, familiares e fãs que tanto festejaram com Marquinhos em quadra. Ele já faz falta”, disse Marcelo Sousa, presidente da CBB, na nota da entidade.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesO ídolo representou o Brasil em três Olimpíadas: Munique 1972, Moscou 1980 e Los Angeles 1984. Em 1979, Marquinhos foi campeão mundial pelo Esporte Clube Sírio. Além deste, teve passagem marcante por Fluminense e Flamengo.



