metropoles.com

Melhores saltadores do Brasil buscam índice para a Copa do Mundo em Brasília

Taça Brasil acontece no Centro de Excelência da UnB, principal local de treinamento do país.

atualizado

Compartilhar notícia

Leonardo Arruda/Metrópoles
Saltos Ornamentais
1 de 1 Saltos Ornamentais - Foto: Leonardo Arruda/Metrópoles

Brasília se tornou uma referência em saltos ornamentais. O Centro de Excelência da UnB abriga o melhor centro de treinamentos do Brasil e, desde quinta-feira (11/12), abriga a Taça Brasil Open, porta de entrada para a Copa do Mundo, que acontece no ano que vem, no Rio de Janeiro e dá aos atletas a última chance de classificação para as Olimpíadas.

Tanto que os atletas de todo o Brasil utilizam o Centro de Excelência para os treinamentos. A carioca Juliano Veloso, atleta do Fluminense, por exemplo, está na cidade desde 29 de novembro e busca a sua quinta olimpíada. Confesso que estou com saudades de casa”, brinca a atleta. “Mas treinar aqui é muito bom. Temos toda a estrutura necessária. É um local ótimo e com condições adequadas para o melhor trabalho”.

Leonardo Arruda/Metrópoles
Hugo Parisi se classificou em primeiro nas eliminatórias e é favorito na final de plataforma. *Leonardo Arruda/Metrópoles**

Hugo Parisi, por outro lado, tem a chance de competir no quintal de casa. “Rapaz, eu fecho os olhos e faço tudo com mais tranquilidade. Nem preciso saber qual a melhor posição para fazer os saltos na plataforma. Treinar e competir no lugar onde você mora é muito melhor”, confessa o candango, que terminou em primeiro na plataforma de 10 metros.

Ambos se mostram esperançosos em conquistar uma vaga nas olimpíadas. Mesmo o evento sendo no Brasil, não há vagas garantidas para o país. “Estou focada no trampolim e com expectativas boas de fazer nota acima de oito em todos os meus saltos”, Juliana Veloso. “Tenho que estar focado. Quem está aqui, quer estar nas olimpíadas”, complementou Hugo Parisi.

A competição acontecerá até o próximo domingo (13/12), a partir das 9h30, quando serão realizadas as principais finais dos saltos ornamentais, com entrada gratuita para o público.

Compartilhar notícia