metropoles.com

Em tie-break, Pedro e Evandro vencem Letônia e garantem próxima fase

Dupla precisava de vitória sobre Samoilovs e Smedins nesta quinta-feira (11/8) para avançar. Vitória foi de 2 sets a 1 (21-17/20-22/15-7)

atualizado

Compartilhar notícia

Inovafoto/CBV
291054_628850__alo0632
1 de 1 291054_628850__alo0632 - Foto: Inovafoto/CBV

Os cariocas enfrentaram os letões Samoilovs e Smedins nesta quinta-feira (11.08), na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana. Com dois resultados negativos, apenas a vitória faria os brasileiros seguirem na disputa pelas oitavas de final. Jogo precisou de tie-break para desempate.

Brasileiros começaram o jogo focados e saíram na frente, marcando pontos, mas os letões correram atrás. Os pontos seguiram acirrados e duplas cometendo poucos erros durante todo o primeiro set, mas Pedro Solberg fez dois pontos de saque seguidos e garantiu a vitória de 21 a 17.

No segundo tempo, a dupla brasileira abriu vantagem e dominou o início do jogo, mas logo os adversários se ergueram e começaram a acompanhar. Após um segundo set bem equilibrado, os momentos finais marcavam 20 a 20, quando os letões fizeram mais dois pontos e empataram.

No começo do tie-break não foi diferente, disputa acirrada. Mas, os brasileiros avançaram e deixaram os rivais bem atrás.

O Brasil nunca ficou de fora com uma dupla do mata-mata. E em todas edições do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos – desde Atlanta 1996 – sempre conquistou uma medalha.

Histórico com os adversários
Pedro e Evandro enfrentaram Samoilovs e Smedins apenas uma vez na carreira, e venceram. O triunfo no tie-break aconteceu na fase de grupos do último torneio dos brasileiros antes dos Jogos Olímpicos, quando terminaram com o ouro (Major de Gsaad).

Samoilovs e Smedins se uniram no final de 2012 e passaram a formar uma das duplas mais fortes do mundo. Foram bicampeões do Circuito Mundial nas temporadas 2013 e 2014. Conquistaram a vaga ao Rio-2016 pelo ranking olímpico, terminando em 8°.

Samoilovs jogou as Olimpíadas de Pequim-2008 ao lado de Plavins, sendo eliminado nas oitavas de final. Quatro anos depois, nos Jogos de Londres-2012, novamente caiu nas oitavas de final, desta vez jogando com Sorokins. O parceiro Smedins disputou apenas os Jogos de Londres, terminando com a medalha de bronze ao lado de Plavins.

Rio 2016
No torneio do vôlei de praia dos Jogos, cada vitória na fase de grupos vale dois pontos, enquanto a derrota rende um ponto. Os primeiros e segundos colocados de cada grupo vão às oitavas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados. Os outros quatro terceiros colocados disputam uma rodada chamada ‘lucky loser’, com os vencedores avançando às oitavas, completando as 16 equipes.

O Brasil é o país com mais medalhas no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. Desde Atlanta-1996, ao menos uma medalha é conquistada por edição por nossos representantes. São 11 no total, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze.

(Com informações da Confederação Brasileira de Voleibol)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?