metropoles.com

Confira os acidentes mais impressionantes dos primeiros dias de Jogos

Com três dias de competição, Rio 2016 já tem seleção impressionante de lesões e acidentes dos atletas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Samir Ait Said Olimpíadas 2016
1 de 1 Samir Ait Said Olimpíadas 2016 - Foto: Reprodução/Twitter

Sangue, suor e lágrimas. Esporte de alto rendimento não é só medalha. Às vezes, o caminho até o pódio guarda “tropeços” ingratos. Com três dias de competição, os Jogos Olímpicos do Rio já guardam imagens impressionantes de quedas e lesões dos atletas durantes as provas. Algumas, graves o suficiente para tirá-los precocemente da disputa que costuma ser a mais importante da vida de um esportista.

Conviver com a dor, se recuperar das lesões e ressurgir “das cinzas” no próximo ciclo olímpico faz parte do esporte e é uma das coisas que faz dos atletas versões humanas de heróis. Daqui, tudo o que a gente pode fazer é se contorcer de dor por eles toda vez que a TV mostra em câmera lenta um acidente de “percurso” nas provas.

Se você não viu nenhum deles, Metrópoles compilou alguns dos principais apenas nesses primeiros dias de Jogos. Mas tente não levar a mão à boca de pavor com as imagens. Algumas são fortes.

1. Ginástica artística masculina
O primeiro dia de competições na ginástica masculina não foi nada feliz para o atleta francês Samir Ait Said. O atleta de 26 anos protagonizou o momento mais tenso das classificatórias gerais, quando sofreu uma fratura grave na perna esquerda na aterrissagem da sua prova de salto sobre a mesa. As imagens da fratura impressionam.

Um dia depois, circulava na internet um vídeo que mostra a maca em que o atleta era carregado sendo derrubada pelos paramédicos antes de entrar na ambulância.

Said passou por uma cirurgia na noite do próprio sábado para recuperar a tíbia fraturada e, no domingo (7/8), recebeu a visita do presidente da Federação Internacional de Ginástica, Bruno Grandi. E pelo visto não está traumatizado: ele disse que pretende voltar ao esporte assim que se recuperar da (terrível) lesão.

2. Ginástica artística feminina
O esporte que impressiona pela plasticidade também choca pelas quedas. Como os atletas voam nas acrobacias e sobrecarregam joelhos e tornozelos nas aterrissagens, acidentes não são tão raros. No domingo (7/8), durante as classificatórias femininas, foi a vez da britânica Elissa Downie dar um susto na torcida.

Downie, de 22 anos, se apresentava no solo quando se acidentou. Ela já havia torcido o pé na prova de trave e, ao aterrissar de um duplo mortal para frente – uma das acrobacias mais difíceis da ginástica -, caiu de pescoço no tablado. A atleta desistiu da prova de solo e saiu amparada por médicos, visivelmente tonta. Pouco depois, para alívio da torcida e dos colegas, estava de volta à competição.

Reprodução/YouTube
3. Judô feminino
Também no domingo, a judoca espanhola Laura Gomez deu um show em uma luta contra a atleta do Turcomenistão Gulbadam Babamuratova. Durante a disputa, Laura quebrou o nariz, mas nem a dor lhe fez desistir da medalha. A atleta passou uma faixa no nariz, retornou ao tatame e venceu a luta, na categoria até 52kg. Ea foi eliminada na luta seguinte pela romena Andreea Chitu, mas será lembrada pela garra nos Jogos.

Gabi Juan/Federação Espanhola de Judô
Depois de ser eliminada da disputa no mesmo dia, a brasileira Sarah Menezes também precisou de atendimento. Ela teria sofrido uma lesão no ombro na última luta.

4. Ciclismo de estrada
As imagens da queda da ciclista holandesa Anna van Vkeuten durante a prova do domingo rodaram o mundo. A atleta liderava a competição quando perdeu o controle da sua bicicleta e bateu o cabeça no chão. Ela estava a 10km da linha de chegada. Ela sofreu uma concussão e quebrou três costelas no acidente.

Pelo Twitter, ela disse que estava bem, mas “decepcionada” depois da “melhor corrida” da sua carreira. “Saber que essa chance acontece uma vez a cada quatros não torna isso mais fácil”.


5. Tênis
Pela primeira vez o tenista brasileiro Thomaz Bellucci está na segunda rodada da chave simples das Olimpíadas. A vitória, no entanto, teve contorno triste. Bellucci perdia o jogo por um set e enfrentava um duelo duro contra o alemão Dustin Brown. No segundo set, o jogador adversário torceu o pé sozinho e caiu no chão, se contorcendo de dor. Foi o fim das Olimpíadas para o atleta da Alemanha. Em lágrimas, Brown recebeu o carinho da torcida brasileira, que aplaudiu de pé a sua saída de quadra.

Reprodução/Twitter

6. Esgrima
Na manhã da segunda-feira (8/8), foi a vez de uma atleta do Brasil perder as Olimpíadas para uma lesão. A esgrimista Marta Baeza fazia sua estreia nos Jogos contra a polonesa Bogna Jozwiak quando pisou em falso e torceu o joelho. Marta perdia por 4 a 2 e deixou o local da prova chorando, sob aplausos do público.

Reprodução/Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?

Notificações