metropoles.com

Brasiliense Bernardo Oliveira perde e dá adeus aos Jogos do Rio

Ele derrotou o australiano Alec Potts na primeira fase e avançou na competição. Em seguida, foi superado pelo chileno Ricardo Soto, de 16 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
BERNARDO OLIVEIRA (ARCO E FLEXA)
1 de 1 BERNARDO OLIVEIRA (ARCO E FLEXA) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Depois de estrear com vitória sobre o australiano Alec Potts, o brasiliense Bernardo Oliveira, do tiro com arco, deu adeus aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Na manhã desta terça-feira (9/8), o brasiliense foi superado por Ricardo Soto, do Chile, e deixou a competição. A disputa terminou em 7 a 1 para o chileno de apenas 16 anos.

Na primeira rodada, Bernardo venceu o australiano por 6 a 4, no quinto set – que foi apertado e terminou em 27 a 26 para o brasileiro. Na modalidade, dois arqueiros disputam até cinco sets. Em cada parcial, cada atleta faz três disparos e marca dois pontos em caso de vitória. Se empatarem o set, cada arqueiro fica com um ponto.

Essa é a primeira vez que Bernardo disputa os Jogos Olímpicos. O atleta foi eliminado no sábado (6) da prova por equipes. Ele foi para as Olimpíadas de Londres acompanhar as disputas da equipe de tiro com arco a convite do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), mas apenas como espectador.

Histórico
Bernardo começou a praticar o tiro com arco aos 11 anos por influência de um amigo. Na época, as aulas eram realizadas no salão de festas do Clube do Exército e, aos poucos, o que começou como uma brincadeira virou coisa séria. Hoje, chega a treinar de seis a oito horas por dia e divide a rotina de exercícios no clube com o curso de engenharia mecânica na Universidade de Brasília (UnB).

Primeiro colocado no ranking da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) na categoria olímpica (Recurvo Round 70m) em 2015, o atleta de 23 anos vem se destacando ao longo dos últimos anos. Em 2012, era um dos principais candidatos para a disputa de Londres, mas acabou não se classificando.

Os brasileiros Sarah Nikitin e Daniel Xavier também foram eliminados do torneio individual. O Brasil ainda tem chance de medalha com o arqueiro Marcus Vinicius D’Almeida, que entra em campo na tarde desta terça.

Compartilhar notícia