metropoles.com

Brasileiro torcerá, mas preocupado com organização da Rio-2016

Pesquisa do Ibope mostra que brasileiros estão mais preocupados com o sucesso das Olimpíadas do que estavam com a Copa do Mundo de 2014. Entrevistados acreditam que a competição trará mais prejuízos que benefícios ao país

atualizado

Compartilhar notícia

Prefeitura do Rio/Divulgação
complexo esportivo deodoro olimpíadas
1 de 1 complexo esportivo deodoro olimpíadas - Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Os brasileiros estão mais preocupados com o sucesso da organização das Olimpíadas do Rio do que estavam com a Copa do Mundo de 2014, mas têm sentimentos mais negativos em relação ao evento deste ano e acham que os Jogos Olímpicos trarão mais prejuízos que benefícios ao Brasil. Os dados são de uma pesquisa do Ibope divulgada com exclusividade pelo jornal O Estado de S Paulo e revelam com detalhes o ânimo do país às vésperas do início da competição olímpica.

Em 2014, antes do início da Copa do Mundo, 51% dos brasileiros diziam que o mais importante era que o Brasil saísse campeão do torneio de futebol e apenas 24% colocavam a organização do evento no topo das prioridades. Já hoje, a pouco mais de uma semana do início das Olimpíadas, esses dois lados se inverteram: 59% querem que os Jogos sejam um sucesso, enquanto que só 31% acham que o Brasil estar bem colocado no quadro de medalhas é mais importante que isso.

Toda essa preocupação, no entanto, não significa que a expectativa sobre o legado dos Jogos seja alta. Pelo contrário: enquanto 43% achavam em 2014 que a Copa do Mundo traria mais benefícios e 40% mais prejuízos – um empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa –, hoje apenas 32% acreditam que os Jogos Olímpicos trarão mais benefícios para o país, ante 60% que esperam mais prejuízos.

“As pessoas estão preocupadas com a imagem do país no exterior. Na Copa, se a organização não tivesse funcionado e o Brasil tivesse ganho, ninguém estaria nem aí. Mas na Olimpíada não é assim”, afirmou Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência. Uma diferença crucial nesse caso, segundo ela, é que a disputa no torneio de futebol é mais acirrada para os brasileiros na Copa do Mundo e a maioria queria que o Brasil fosse campeão.

Já nas Olimpíadas, o clima é mais de integração, união, confraternização, e a população acha mais importante que a organização do evento seja um sucesso. Segundo Márcia, o fato das Olimpíadas ocorrer majoritariamente no Rio também afeta a opinião dos brasileiros em relação aos Jogos. “A percepção de benefício para o país é bem menor do que na Copa do Mundo, que envolveu várias cidades do Brasil”, disse.

Temperatura
O Ibope também usou uma terceira pergunta para medir o ânimo do brasileiro em relação a esses eventos. É o chamado “termômetro”: uma escala que vai de “gelado” a “fervendo” é mostrada a cada entrevistado, que deve apontar qual é o seu nível de empolgação com as competições. Quanto mais quente, maior o interesse e animação com o início das disputas.

Nessa escala, os brasileiros que dizem ter sentimentos “frios” em relação às Olimpíadas são 48% – o mesmo número, dentro da margem de erro, dos que dizem ter sentimentos “quentes” (47%). Essas proporções, no entanto, eram bem diferentes quando foi organizada a Copa do Mundo. Uma semana antes do início das partidas do torneio de 2014, 58% dos entrevistados estavam “quentes” e só 39% diziam estar “frios” em relação à competição

De acordo com Márcia, a tendência é de que o termômetro “esquente” no decorrer da competição, fenômeno que pôde ser observado em 2014. “Após o início da Copa, o lado quente passou para 74%. É esperado que logo que começarem os Jogos Olímpicos, o termômetro vá esquentar mais”, afirmou. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 14 e 18 deste mês.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?