metropoles.com

Jogadores e lendas da Seleção Brasileira postam homenagens a Zagallo

De campeões do tetra em 1994 a jogadores atuais, figuras da Seleção Brasileira se despedem de Zagallo. Veja homenagens

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
ronaldinho zagallo seleção
1 de 1 ronaldinho zagallo seleção - Foto: Reprodução/Instagram

Eterna lenda do futebol, o tetracampeão mundial Zagallo, que morreu nessa sexta-feira (5/1), aos 92 anos, foi homenageado por atuais jogadores e ex-atletas da Seleção Brasileira. As despedidas publicadas pelo elenco do tetra, vencido em 1994, nos Estados Unidos, têm sido mais pessoais.

Bebeto, Taffarel e Ricardo Rocha, que divulgou um vídeo no qual gritava “eu te amo, Zagallo”, são alguns dos integrantes do histórico elenco a se despedirem do ex-técnico.

Além deles, outras figuras campeãs do mundo também postaram fotos com o Velho Lobo. “Obrigado por tudo, mestre!!! Descanse em paz”, disse Ronaldinho Gaúcho em seu perfil no Instagram, na legenda de uma foto na qual está abraçado com o ex-técnico.

Veja a seguir homenagens de jogadores e ex-atletas a Zagallo:

0

Da atual geração, Vinícius Júnior, Casemiro e Thiago Silva também postaram homenagens.

Lenda

Mario Jorge Lobo Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Atalaia. Começou sua carreira no América-RJ, seu clube do coração. Depois, transferiu-se para o Flamengo, time no qual conquistou o tricampeonato carioca (1953, 1954 e 1955). Após o Rubro-Negro, foi para o Botafogo, clube em que voltou a vencer estaduais, além da Taça Brasil.

Pela Seleção Brasileira, Zagallo esteve presente nas disputas dos Mundiais de 1958 e 1962, conquistadas pelo Brasil.

Após se aposentar dos gramados em 1966, iniciou a carreira de técnico no juvenil do Botafogo. Treinou o profissional do Fogão em quatro oportunidades, o Flamengo três vezes, o Vasco em duas ocasiões, além de Fluminense, Al-Hilal, Bangu e Portuguesa.

Zagallo foi o treinador da icônica Seleção Brasileira de 1970, tricampeã mundial no México. Foi coordenador de Parreira em 1994, Copa que o Brasil também venceu, nos Estados Unidos, e vice-campeão como treinador da Seleção em 1998, na França. Trabalhou na Copa de 2006, novamente na comissão técnica de Parreira.

Com os dois títulos vencidos como treinador e os dois como jogador, é o recordista de Mundiais, além de ser uma das três pessoas que conquistaram a Copa do Mundo tanto como jogador quanto treinador.

Folclórico

Profissional vencedor, Zagallo foi também um homem de personalidade forte e carismática. Tinha uma superstição com o número 13, desde a época de jogador. Ao comemorar a Copa América de 2004, bradou: “Brasil campeão tem 13 letras, e Argentina vice também”.

Por falar em Copa América, foi após conquistar o torneio em 1997 que soltou uma de suas frases mais emblemáticas. Em alusão às críticas em relação ao seu trabalho, Zagallo fez a icônica declaração: “Vocês vão ter que me engolir”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?