João Fonseca termina saibro de 2026 como 17º maior pontuador da ATP
Brasileiro somou 810 pontos no saibro e teve nas quartas de Roland Garros o principal resultado da gira

810 pontos. Esse foi o saldo deixado por João Fonseca após a passagem pelo saibro em 2026. O número colocou o brasileiro, atual 27º do mundo, entre os 20 jogadores que mais pontuaram no piso, com direito a uma campanha histórica em Roland Garros.
A passagem de Fonseca pelo saibro começou no ATP 250 de Buenos Aires e passou pelo Rio Open, pelos Masters 1000 de Monte Carlo, Alemanha, Madri e Roma, além do Grand Slam francês. Ele terminou o período com média de 115,7 pontos por competição
No ranking da temporada de terra batida, Alexander Zverev liderou com 3.350 pontos, seguido por Jannik Sinner, com 3.050. O italiano Flavio Cobolli completou o top 3, à frente do compatriota Luciano Darderi e do norueguês Casper Ruud.
O principal resultado de João veio justamente no Grand Slam francês. O carioca alcançou pela primeira vez as quartas de final de Roland Garros, eliminando Novak Djokovic e Casper Ruud ao longo da campanha. A participação em Paris rendeu 400 pontos, quase metade de toda a pontuação conquistada pelo brasileiro durante a gira de saibro.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesJoão Fonseca volta às quadras na próxima semana para a disputa do Masters 1000 de Montreal. Cabeça de chave pela primeira vez no torneio canadense, o brasileiro estreia diretamente na segunda rodada e inicia a preparação para a reta final da temporada em quadras duras, que terá o US Open como principal compromisso.









