metropoles.com

Guardiola alfineta presidente da La Liga, que rebate de forma ácida

“Você teria ganhado tantos títulos sem a dopagem econômica?”, questionou Javier Tebas, presidente da La Liga

atualizado

Compartilhar notícia

Matt McNulty – Manchester City/Manchester City FC via Getty Images
Pep Guardiola
1 de 1 Pep Guardiola - Foto: Matt McNulty – Manchester City/Manchester City FC via Getty Images

O presidente da “La Liga”, Javier Tebas, não ouviu calado às críticas feitas pelo treinador espanhol Pep Guardiola. O  técnico apontou para algumas falhas na organização do principal campeonato do calendário espanhol durante entrevista a uma emissora de TV da Catalunha. Para Guardiola, o presidente da liga espanhola deveria se espelhar no modelo adotado na Premier League.

O presidente da La Liga, no entanto, não deixou barato. Através de suas redes sociais, Javier Tebas não economizou palavras e respondeu às criticas feitas por Guardiola.

“Pep, com a Premier eu aprendo todos os dias, seria bom se eles te ensinassem um pouco da macroeconomia do futebol, os efeitos dos clubes-estado na inflação salarial, demografia, a penetração da TV paga, China… e da absolvição no TAS teremos notícias”, destacou Tebas.

 

Guardiola rebateu o cartola afirmando que de fato não entendia dos tópicos levantados por Tebas, no entanto, destacou as campanhas de sucessos feitas por times como Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Sevilla e Villareal nas competições continentais, Champions League e Europa League.

Mais uma vez, Javier Tebas foi ácido e respondeu Pep de forma direta. Após apresentar gráficos para embasar seus argumentos que mostram as diferenças entre a Premier Legaue e a La Liga, Tebas completou:

“Como podem ver, nos últimos anos reduzimos a distância para a Premier League, embora a LaLiga tenha vendido os seus direitos televisivos centralmente por apenas sete anos, contra trinta da Premier. Além disso, o Reino Unido tem vinte milhões de habitantes a mais do que a Espanha. Crescemos a cada ano. Nossos clubes são lucrativos há sete anos. É preciso se preocupar mais com o City Group, que acumula um bilhão em perdas nas últimas temporadas. Eles não são investidores, são destruidores de dinheiro que criam inflação. Você teria ganhado tantos títulos sem o doping financeiro?”, cutucou o presidente da La Liga.

Toda a polêmica começou após Guardiola afirmar que o cartola deveria aprender com a Premier League para melhor vender os produtos da liga espanhola. Segundo o treinador, caso os negócios fossem feitos de maneira semelhante ao modelo adota na Inglaterra os times teriam mais recursos para realizarem os investimentos necessários.

Pep Guardiola ainda citou o impasse entre Lionel Messi com o Barcelona na questão da renovação de contrato. Na visão do técnico, um modelo diferente de administrar a La Liga poderia possibilitar uma renovação mais tranquila com o astro argentino.

“Se Tebas vendesse melhor o seu produto, seria mais fácil para o Barça ter Messi? Ele faz tudo certo, mas o problema é todo dos outros países e clubes”, ironizou Guardiola.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

 

 

Compartilhar notícia