metropoles.com

Gabriel Bandeira leva o 1º ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio

Nadador ficou em primeiro lugar e foi seguido pelo britânico Reece Dunn, atual recordista mundial, e o australiano Benjamin Hance

atualizado

Compartilhar notícia

Adam Pretty/Getty Images
Gabriel Bandeira natação
1 de 1 Gabriel Bandeira natação - Foto: Adam Pretty/Getty Images

É ouro! Gabriel Bandeira, 21 anos, ganhou, na manhã desta quarta-feira (25/8), o primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio. O nadador venceu os 100m borboleta da classe S14, que foi incluída pela primeira vez nas competições, com a marca de 54s76, novo recorde.

Atrás do paulista ficaram o britânico Reece Dunn (55s12), atual recordista mundial, e o australiano Benjamin Hance (56s90).

Na madrugada desta quarta, o também nadador Gabriel Araújo dos Santos conquistou a primeira medalha do Brasil nas Paralimpíadas de Tóquio. Mineiro de 19 anos, Gabriel levou a prata nos 100m costas da classe S2 com a marca de 2min02s47. O chileno Alberto Abarza (2min00s40) conquistou o ouro e o bronze ficou com o russo Vladimir Danilenko (2min02s74).

Gabriel não tem os braços e pratica o esporte paralímpico desde 2015. Na ocasião, ele foi visto um professor de Educação Física, que lhe perguntou se havia interesse de tentar ingressar na natação. O mineiro aceitou e conquistou três medalhas de ouro já na primeira competição.

Gabriel Araújo obteve resultados relevantes no ciclo paralímpico. No Parapan de Lima, no Peru, em 2019, faturou cinco medalhas e foi um dos destaques da delegação brasileira. O atleta levou para casa dois ouros (50m e 100m nado livre), uma prata (200m livre) e dois bronzes (50m costas e 50m borboleta). E ainda teve outra conquista na ocasião:  bateu recordes brasileiros nos 50m e 100m nado livre na classe S2. Além disso, o nadador bateu o próprio recorde mundial nos 50m borboleta, com o tempo de 1m01s65. Ele competiu com atletas das classes S3 e S4.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?