Zidane, Guardiola e Conte: trio vencedor quer voltar a sorrir na Champions

Real Madrid, Manchester City e Inter de Milão estreiam na edição de 2020/21 nesta quarta (21/10)

atualizado 20/10/2020 21:37

Zidane, Guardiola e ConteGonzalo Arroyo Moreno/Getty Images, James Baylis - AMA/Getty Images e Emilio Andreoli/Getty Images

Real Madrid, Manchester City e Inter de Milão começam a trajetória rumo ao título da Liga dos Campeões 2020/21 nesta quarta-feira (21/10). Os três já não sabem o que é vencer um título da competição há um tempo, assim como seus treinadores.

Entre Zinedine Zidane, Pep Guardiola e Antonio Conte, o francês é quem mais vezes ergueu a orelhuda, seja atuando na beira do campo ou dentro das quatro linhas. Como jogador, conquistou uma em seu primeiro ano com a camisa do Real, em 2001/02. E, como treinador, foram três seguidas, também pelos Galáticos: 2015/16, 2016/17 e 2017/18. Nas outras duas edições, acabou sendo eliminado nas oitavas.

Já o espanhol, Guardiola, venceu três no total, sendo duas como treinador e uma como atleta, todas pelo Barcelona, sendo a última em 2010/11. Depois, chegou à semifinal pelo clube catalão uma vez e nos três anos que esteve à frente do Bayern de Munique. Desde que está no comando do City, foi a uma disputa de oitavas e três de quartas de final. Está será sua quinta chance de levar os Citizens ao título inédito de sua história.

O italiano é quem tem mais saudades de abraçar a taça da Champions. Conte só gritou “É campeão!” em 1995/96, como a camisa 8 da Juventus. Como treinador, disputou a competição pela primeira vez em 2012/13, quando a Velha Senhora foi eliminada pelo Bayern de Munique. No ano seguinte, também pela equipe italiana, sequer passou da fase de grupos. Em 2017/18, foi até às oitavas pelo Chelsea e na edição passada, com a Inter, não conseguiu a classificação para o mata-mata.

Página virada

Na temporada passada, a Inter bateu na trave no Campeonato Italiano e na Liga Europa, sendo vice-campeão nas duas competições. A vontade de erguer uma taça em 2020/21 está enorme. Já o Real e o City conseguiram dois títulos cada (La Liga, Supercopa da Espanha, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra) e estão motivados para buscar o triunfo continental.

Real e Inter estão juntos no Grupo B e são os favoritos para conseguir vaga na próxima fase da liga. O time de Zidane estreia na edição contra o Shakhtar Donetsk, às 13h55, no Estádio Alfredo Di Stéfano. Enquanto o de Conte recebe o Borussia Monchengladbach no San Siro, às 16h.

Já o clube de Guardiola está no Grupo C e terá o primeiro compromisso diante do Porto, no Etihad, às 16h. O City também já está praticamente garantido nas oitavas… pelo menos na teoria: além de ingleses e portugueses, o grupo C é completado por Olympique de Marselha e Olympiacos.

Vídeos
Últimas notícias