metropoles.com

Zidane, Guardiola e Conte: trio vencedor quer voltar a sorrir na Champions

Real Madrid, Manchester City e Inter de Milão estreiam na edição de 2020/21 nesta quarta (21/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images, James Baylis – AMA/Getty Images e Emilio Andreoli/Getty Images
Zidane, Guardiola e Conte
1 de 1 Zidane, Guardiola e Conte - Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images, James Baylis – AMA/Getty Images e Emilio Andreoli/Getty Images

Real Madrid, Manchester City e Inter de Milão começam a trajetória rumo ao título da Liga dos Campeões 2020/21 nesta quarta-feira (21/10). Os três já não sabem o que é vencer um título da competição há um tempo, assim como seus treinadores.

Entre Zinedine Zidane, Pep Guardiola e Antonio Conte, o francês é quem mais vezes ergueu a orelhuda, seja atuando na beira do campo ou dentro das quatro linhas. Como jogador, conquistou uma em seu primeiro ano com a camisa do Real, em 2001/02. E, como treinador, foram três seguidas, também pelos Galáticos: 2015/16, 2016/17 e 2017/18. Nas outras duas edições, acabou sendo eliminado nas oitavas.

Já o espanhol, Guardiola, venceu três no total, sendo duas como treinador e uma como atleta, todas pelo Barcelona, sendo a última em 2010/11. Depois, chegou à semifinal pelo clube catalão uma vez e nos três anos que esteve à frente do Bayern de Munique. Desde que está no comando do City, foi a uma disputa de oitavas e três de quartas de final. Está será sua quinta chance de levar os Citizens ao título inédito de sua história.

O italiano é quem tem mais saudades de abraçar a taça da Champions. Conte só gritou “É campeão!” em 1995/96, como a camisa 8 da Juventus. Como treinador, disputou a competição pela primeira vez em 2012/13, quando a Velha Senhora foi eliminada pelo Bayern de Munique. No ano seguinte, também pela equipe italiana, sequer passou da fase de grupos. Em 2017/18, foi até às oitavas pelo Chelsea e na edição passada, com a Inter, não conseguiu a classificação para o mata-mata.

Página virada

Na temporada passada, a Inter bateu na trave no Campeonato Italiano e na Liga Europa, sendo vice-campeão nas duas competições. A vontade de erguer uma taça em 2020/21 está enorme. Já o Real e o City conseguiram dois títulos cada (La Liga, Supercopa da Espanha, Copa da Liga Inglesa e Supercopa da Inglaterra) e estão motivados para buscar o triunfo continental.

Real e Inter estão juntos no Grupo B e são os favoritos para conseguir vaga na próxima fase da liga. O time de Zidane estreia na edição contra o Shakhtar Donetsk, às 13h55, no Estádio Alfredo Di Stéfano. Enquanto o de Conte recebe o Borussia Monchengladbach no San Siro, às 16h.

Já o clube de Guardiola está no Grupo C e terá o primeiro compromisso diante do Porto, no Etihad, às 16h. O City também já está praticamente garantido nas oitavas… pelo menos na teoria: além de ingleses e portugueses, o grupo C é completado por Olympique de Marselha e Olympiacos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?