metropoles.com

Velha e cansada? Juventus amarga outra temporada abaixo da expectativa

Além de peças que não estão rendendo, demissão de Andrea Pirlo e volta de Massimiliano Allegri não renderam efeito desejado

atualizado

Compartilhar notícia

Nicolò Campo/LightRocket via Getty Images
Juan Cuadrado Juventus
1 de 1 Juan Cuadrado Juventus - Foto: Nicolò Campo/LightRocket via Getty Images

A Juventus é detentora de 36 títulos do Campeonato Italiano, sendo nove seguidos. No entanto, para um clube acostumado a operar sempre no mais alto nível do futebol, qualquer período de baixa, por mais curto que seja, já é sinônimo de crise. E este é o momento atual vivido pela Velha Senhora.

O time de Turim é apenas o 5º colocado do Campeonato Italiano, com 34 pontos em 19 partidas, o pior início desde a temporada 2010/11, quando Luigi Delneri estava no comando da squadra. Quatro pontos separam a Juve da Atalanta, último clube que se classificaria diretamente para a Champions League no momento. A última vez que a Juventus ficou de fora do principal torneio europeu foi na temporada 2007/08.

No entanto, apesar de ter disputado todas as edições de forma consecutiva desde então, a equipe italiana não realizou o seu principal sonho atual, de levantar a orelhuda. Bateu na trave duas vezes nos últimos anos, perdendo para o Barcelona, em 2014-15, e para o Real Madrid, em 2016-17. Nas outras temporadas, só conseguiu passar das oitavas em uma única ocasião, mesmo contando com Cristiano Ronaldo no elenco, contratado justamente para ajudar a Juventus a atingir esse objetivo.

Apesar de, como sempre, ter contribuído com gols, CR7 foi apenas uma das recentes apostas da família Agnelli que não deram o resultado esperado. No elenco atual, de acordo com o Corriere della Sera, Dejan Kulusevski, Aaron Ramsey, Adrien Rabiot e Arthur Melo, todos estariam disponíveis para venda e/o empréstimo na lista do técnico Massimiliano Allegri. Já o Calciomercato noticia que o atacante Álvaro Morata também não tem agradado e, caso seja vendido, possíveis nomes que interessam à Juve seriam Domenico Berardi, destaque do Sassuolo, Edinson Cavani, pouco aproveitado no Manchester United, e Vlahovic, da Fiorentina.

O próprio técnico Massimiliano Allegri, aliás, tem sido questionado. Tido como aposta certa para substituir o inexperiente Andrea Pirlo – em passagem que rendeu, ao menos, uma Copa Itália –, Allegri veio com o histórico de alguém que já venceu muito recentemente com a Juventus. Ele é responsável por cinco dos nove scudettos em sequência vencidos pela Velha Senhora, além de quatro Copas Itália.

No momento, uma repetição dessas temporadas bem-sucedidas parece longe da realidade atual da Juventus, que além de ter que recuperar muito chão no Italiano, terá um compromisso contra o Villarreal pelas oitavas de final da Champions a partir do próximo dia 22 de fevereiro.

O problema é que, os problemas não ficam só dentro de campo. Recentemente, a Juventus divulgou o prejuízo financeiro que teve durante a pandemia de Covid-19: R$ 1,3 bilhão e uma dívida de R$ 2,4 bilhões, o que complica muito para organizar a casa e sonhar com reforços de peso.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia