metropoles.com

Veja os principais destaques do Grupo G na Copa do Mundo do Catar

Grupo com Brasil, Camarões, Sérvia e Suíça estreia na quinta-feira (24/11); Canarinho entra em campo às 16h, contra os sérvios

atualizado

Buda Mendes/Getty Images

Faltando apenas seis dias para a Copa do Mundo no Catar, que começa na segunda-feira (20/11), o clima do torneio já começa a rodear a todos e alguns torcedores ficam curiosos para o saber contra quem o Brasil vai jogar e como os adversários, Camarões, Sérvia e Suíça chegam. Confira datas, horários e destaques do Grupo G:

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

Brasil

Quando estreia? A primeira partida da Seleção Brasileira será contra a Sérvia, na quinta-feira (24/11), às 16h.

Como chega? O Brasil, com um trabalho sólido, vai ao Catar como um dos grandes favoritos ao título. Com Tite no comando da Canarinho desde 2016, o treinador, até chegar a Copa de 2022, disputou 76 partidas, com 58 vitórias, 13 empates e apenas cinco derrotas. Ao total, são 166 gols marcados (2,18 por jogos) e apenas 27 sofridos (0,35).

Nas eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, o Brasil teve a melhor da história, com 88% de aproveitamento. Foram 17 jogos, 14 vitórias e três empates. Na campanha para chegar ao Mundial, a Amarelinha fez 40 gols e sofreu apenas cinco.

Possível destaque: Neymar Júnior, diferente da Copa de 2018, que machucou o tornozelo antes do torneio e jogou com dores, chega em grande forma para o Mundial do Catar. O camisa 10 do Paris Saint-Germain, até o momento, vem tendo uma temporada 2022/23. O craque precisa de apenas 65 minutos para participar de um gol. Foram 20 jogos, 15 gols e 11 assistências, precisando de apenas 59 minutos para participar de um gol.

Candidato a surpresa: com 16 estreantes em Copas na lista de Tite, o Brasil tem vários candidatos a surpresa, mas, dentre eles, um nome ecoa mais forte: Vinícius Júnior.

O camisa 20 do Real Madrid vem assumindo o protagonismo na equipe espanhola e decidindo jogos em momentos difíceis, assim como na final da Champions League, contra o Liverpool, ou em partidas não tão inspiradas dos merengues. Na atual temporada, o ponta do Real Madrid tem 21 jogos, 11 gols e cinco assistências.

Camarões

Quando estreia? Na quinta-feira (24/11), às 7h, contra a Suíça.

Como chega? Camarões chega com trabalho recente, treinador Rigobert Song, assumiu a seleção em fevereiro deste ano e comandou apenas cinco partidas, com duas vitórias e três empates.

Possível destaque: o centroavante Choupo-Monting vem fazendo grande temporada pelo Bayern de Munique. O jogador de 33 anos tem 16 partidas, 11 gols e três assistências.

Candidato a surpresa: sem nenhum jovem com grande destaque, a surpresa pode ficar com o goleiro Onana, da Inter de Milão, de 26 anos, que deve ser bastante exigindo, já que Camarões é a grande candidata a ser último colocada do Grupo G.

Sérvia

Quando estreia? Na quinta-feira (24/11), às 16, contra o Brasil.

Como chega? A Sérvia deve brigar com a Suíça para ficar com o 2º lugar do Grupo G e têm jogadores de alto nível, como Milinkovic-Savic, da Lazio, Dusan Tadic, do Ajax, Aleksandar Mitrovic, do Fulham e Dusan Vlahovic, da Juventus, podendo complicar o jogo contra o Brasil.

Dragan Stojković assumiu a seleção da Sérvia em março de 2021 e, até o momento, tem bons números, com 20 jogos, 13 vitórias, quatro empates e três derrotas.

Possível destaque: não poderia ser outro, além de Mitrovic. O atacante do Fulham tem 12 partidas e nove gols na Premier League, ficando atrás apenas de Kane, com 11, e Haaland, com 17. Na temporada passada, pela 2ª divisão do Campeonato Inglês, o atacante de 28 anos marcou 43 gols em 44 jogos.

Candidato a surpresa: aqui a escolha também é óbvia: Vlahovic. O centroavante de 22 anos é titular da Juventus e tem seis gols em 10 partidas de Campeonato Italiano.

Suíça

Quando estreia? Na quinta-feira (24/11), às 7h, contra Camarões.

Como chega? A Suíça pode ser outra pedra no sapato do Brasil e deve disputar o 2º lugar do Grupo G com a Sérvia.

Possível destaque: Xhaka vem fazendo grande temporada pelo Arsenal, líder da Premier League. O volante é a experiência dentre os jovem jogadores do Arsenal. O meio-campista, com 30 anos, é o atleta mais velho do time titular dos Gunners.

Candidato a surpresa: Noah Okafor é atacante do Red Bull Salzburg, de apenas 22 anos. O jovem jogador tem ótimos números na temporada. No Campeonato Austríaco são 13 jogos, sete gols e uma assistências e na Champions League, onde o nível é mais elevado, tem seis partidas e três gols (um deles contra o Chelsea).

Veja todos os jogos do Grupo G:

Suíça x Camarões, 24 de novembro, 7 h, no Estádio Al Janoub

Brasil x Sérvia, 24 de novembro, 16h, no Estádio Lusail

Camarões x Sérvia, 28 de novembro, 7h, no Al Janoub

Brasil x Suíça, 28 de novembro, às 13h, no Estádio 974

Camarões x Brasil, 2 de dezembro, às 7h, no Estádio Lusail

Sérvia x Suíça, 2 de dezembro, às 16h, no Estádio 974






Quais assuntos você deseja receber?