Veja o que esperar da última rodada da fase de grupos na Champions

Barcelona na briga por vaga nas oitavas, Chelsea e Juventus disputando a liderança da chave e as vagas na Liga Europa

atualizado 07/12/2021 11:12

Troféu da Champions LeagueRichard Juilliart - UEFA/UEFA via Getty Images

A Champions League chega à sua última rodada da fase de grupos nesta semana. Nesta terça-feira (8/12) e na quarta (9/12) serão definidas as últimas vagas das oitavas de final, que acontecerão entre fevereiro e março do ano que vem. Somente 16 equipes seguirão com o sonho de disputar a grande final em São Petesburgo, na Rússia.

Com 11 equipes já garantidas nas oitavas, a última rodada da fase de grupos promete surpresas entre os demais classificados e na briga por vagas na Liga Europa.

Veja o que está em jogo nesta última leva de jogos da primeira fase.

Grupo A

Com Manchester City e Paris Saint-Germain garantidos nas oitavas, a briga neste grupo vai ficar por conta da vaga na Liga Europa entre Brugge e RB Leipzieg.

As duas equipes estão empatadas com 4 pontos, mas o Leipzieg tem vantagem no quesito de gols marcados. A equipe alemã terá a vantagem de receber o Manchester City em casa, enquanto os belgas terão que jogar contra o PSG na França.

Os dois jogos serão disputados nesta terça, às 14h45.

Grupo B

Se tem um grupo onde a última rodada promete pegar fogo, é nesta chave aqui. O Liverpool, líder isolado com 15 pontos, já se garantiu na próxima fase. No entanto, a briga pela segunda vaga está completamente em aberto entre Porto, Milan e Atlético de Madrid.

A equipe portuguesa somou 5 pontos até aqui e é a 2ª colocada, enquanto os rossonero e os colchoneros tem 4 pontos cada. A equipe italiana tem vantagem e ocupa a 3ª colocação por conta do saldo de gols, enquanto o time espanhol é lanterna.

Nesta última rodada, o Porto recebe o Atlético de Madrid no Estádio do Dragão, em Portugal. Enquanto isso, Milan e Liverpool fazem um dos duelos mais tradicionais do futebol europeu. Os jogos definirão quem vai pras oitavas, quem cai para a Liga Europa e quem dará adeus para qualquer chance de lutar por um título continental.

As duas partidas serão nesta terça, às 17h.

Grupo C

Este é um dos únicos grupos onde a situação já está resolvida. Com uma primeira fase arrasadora, o Ajax vai até as oitavas como líder do grupo e 15 pontos até aqui. A equipe recebe o Sporting, que também garantiu sua vaga na próxima fase da Champions. O Leão de Portugal tem 9 pontos somados até aqui.

Decepção nesta edição da competição, o Borussia Dortmund é o 3º na chave e deverá se contentar com a disputa da Liga Europa. A equipe alemã recebe o Besikitas, da Turquia, que não somou nenhum ponto em cinco jogos.

Os dois confrontos estão marcados para ás 17h.

Grupo D

Outro grupo onde tudo está praticamente resolvido. A principal briga será pela liderança da chave. Líder até aqui, o Real Madrid joga contra a Inter de Milão, 2º colocado, em casa. A equipe espanhola tem 12 pontos, 2 a mais que a equipe italiana.

Depois de viver o sonho de jogar a Champions, o modesto Sheriff, da Moldávia, terá que disputar a Liga Europa. A equipe é a 3ª colocada na chave, com 6 pontos. o Sheriff vai até a Ucrânia enfrentar o Shakhtar Donetsk, lanterna com apenas um ponto.

A bola rola para os dois compromissos à partir das 17h.

Grupo E

Já de olho nas partidas de quarta (8/11), o grupo E é um dos que tem o roteiro mais interessante nesta última rodada. Classificado com antecedência, o poderoso Bayern de Munique reencontrará com o Barcelona, em casa. A equipe catalã está na 2ª posição e precisa vencer a qualquer custo para avançar na competição.

Mas não bastará ao Barça fazer o que ninguém fez até aqui. Além de bater o Bayern, que tem 5 vitórias em 5 jogos, os catalães terão ainda que torcer por um tropeço do Benfica. A equipe portuguesa tem 5 pontos, mas enfrentará o Dínamo de Kiev, lanterna do grupo, em casa.

Os dois jogos estão marcados para as 17h desta quarta.

Grupo F

Depois de ver Cristiano Ronaldo ser o protagonista máximo durante todos os jogos da equipe até aqui, o Manchester United garantiu vaga nas oitavas com 10 pontos. No entanto, a última rodada na chave promete ser interessante.

Os ingleses jogam contra o lanterna, Young Boys, em casa. A equipe suíça é a última com 4 pontos, mas ainda pode beliscar uma vaga na Liga Europa. Para isso, terá que torcer por uma vitória do Villareal diante da Atalanta, fora de casa. O time espanhol está na 2ª posição com 7 ponto, enquanto a equipe italiana tem 6. Quem vencer o duelo passa para as oitavas. As duas partidas rolam à partir das 17H.

Grupo G

Tudo em aberto nesta chave. Por enquanto, o líder é o Lille com 8 pontos. Na cola vem o RB Salzburg com 7 pontos, apenas um a mais que o Sevilla, em 3º. O Wolfsburg está na lanterna com 5 pontos.

E na última rodada, o Salzburg recebe o Sevilha, enquanto o Wolfsburg enfrenta o Lille em casa.

É esperar a bola rolar às 17h desta quarta nos dois casos para ver como vai terminar a classificação.

Grupo H

Mais um grupo onde a única disputa em aberto é pela liderança. Chelsea e Juventus possuem 12 pontos cada, com vantagem para o time inglês por conta do saldo de gols.

A Velha Senhora joga contra o Malmo, lanterna do grupo com apenas um ponto, em casa. Enquanto isso, os Blues vão até a Rússia para enfrentar o Zenit, 3º colocado com 4 pontos e praticamente garantido na Liga Europa.

As duas partidas serão disputadas às 14h45 da quarta-feira.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias