Veja cinco times brasileiros que merecem um The Last Dance

Metrópoles selecionou esquadrões vencedores e polêmicos do passado do nosso futebol que renderiam documentários

atualizado 20/05/2020 15:50

Sávio, Romário e Edmundo, FlamengoReprodução

O documentário Arremesso Final (disponível na Netflix) terminou na última segunda-feira, sendo amplamente elogiado por crítica e público. A aclamação foi tamanha que é possível vermos no futuro próximo outros times receberem o mesmo tratamento dado ao lendário Chicago Bulls de 1997-1998.

Para que produtores e diretores não olhem só para equipes americanas, o Metrópoles fez uma seleção de cinco times brasileiros que, pelos títulos, personagens e polêmicas, mereceriam um longo e profundo documentário recordando suas histórias. Confira:

Palmeiras de 1993-99
Auge da era Parmalat, na qual o Verdão conquistou Paulistas, Brasileiros, Libertadores, bateu rivais, com direito a provocações, e juntou craques e personalidades marcantes no mesmo time, entre elas, Vanderlei Luxemburgo, Edmundo, Paulo Nunes, Evair, Zinho, entre outros.

Flamengo de 1995
O presidente Kleber Leite formava um time com Romário, eleito o Melhor do Mundo no ano anterior, Edmundo, que estava arrebentando no Palmeiras, e Sávio, o talentoso prata da casa. O que poderia dar errado? Aparentemente tudo.

O time não tinha treinador, do meio para trás era formado por nomes como Pingo, Márcio Costa, Agnaldo, Fabiano, Lira e Ronaldão e o trio estrelado só atuou juntos por 12 jogos. Além disso, as relações não foram das melhores e Edmundo ainda provocou um trágico acidente que resultou na morte de duas pessoas e quase tirou a vida do jogador.

Corinthians de 1998
Em campo, o talento de Marcelinho, Rincón, Gamarra, Dinei, Vampeta, Ricardinho e Edilson. Fora dele, brigas, acusações e escapadas de elenco. O Corinthians de 1998 teve os bastidores agitados, mas conseguiu vencer o Campeonato Brasileiro de 1998 comandado por Vanderlei Luxemburgo.

Uma curiosidade: Vampeta, em seu livro Memórias do Velho Vamp, afirma que Luxemburgo teria contratado um pai de santo para curar Gilmar Fuba de uma contusão. Daria ou não um belo documentário?

Corinthians de 2005-08
Uma parceria milionária, vinda de um fundo de investimentos cujas origens e intenções eram obscuras; craques como Tevez, Mascherano, Carlos Alberto, Roger e o técnico argentino Daniel Passarella. Um campeonato brasileiro vencido em meio à máfia do apito, uma eliminação traumática em Libertadores que quase culminou em uma tragédia; o desmanche da parceria, que resultou em uma imensa dívida e, inevitavelmente, na queda para a série B.

Resumindo: todos os ingredientes necessários para um documentário inesquecível.

Atlético-MG de 2013
O Galo vinha de anos à sombra do rival Cruzeiro, que já possuía a conquista continental no currículo. Isso acabou em 2013, de forma épica, emocionante e sofrida. E tudo isso guiado por um time talentoso, que tinha Tardelli, Bernard, Jô e Victor, além de um craque desacreditado em Ronaldinho, que vinha de uma passagem tumultuada pelo Flamengo.

Vídeos
Últimas notícias