metropoles.com

Uruguai bate Paraguai com gol de Cavani e pega a Colômbia nas quartas

O jogo será sábado (3/7), às 19h, no Mané Garrincha, em Brasília. O Paraguai encerrou a primeira fase no terceiro posto do Grupo A

atualizado

Compartilhar notícia

Wagner Meier/Getty Images
Cavani Uruguai
1 de 1 Cavani Uruguai - Foto: Wagner Meier/Getty Images

Com jogadores mais técnicos que seu adversário, o Uruguai fez um bom jogo nesta segunda-feira (28/6) e derrotou o Paraguai por 1 x 0 no Engenhão. Cavani, de pênalti, assegurou o triunfo que fez os uruguaios ganharem duas posições no Grupo A e avançarem às quartas de final da Copa América na vice-liderança da chave.

Com a vitória, o Uruguai chegou a sete pontos e vai enfrentar a Colômbia, terceira do Grupo B, nas quartas de final. O jogo será sábado (3/7), às 19h, no Mané Garrincha, em Brasília. O Paraguai encerrou a primeira fase no terceiro posto do Grupo A e encara o Peru, segundo da chave B, cujo líder foi a Seleção Brasileira. A partida será sexta (2/7), às 18h, em Goiânia.

O Uruguai ganhou pelo placar mínimo, mas poderia ter deixado o Engenhão com uma vitória mais tranquila, especialmente considerando o que produziu no primeiro tempo, etapa em que encaixou seu jogo e dominou os paraguaios, com boa saída de bola e precisão na troca de passes. Isso mesmo sem Suárez, que começou o duelo no banco.

Mas Arrascaeta, De La Cruz e Cavani foram titulares e o trio se entendeu bem na etapa inicial. O meia do Flamengo teve duas chances para abrir o placar nos primeiros minutos. Primeiro, viu sua finalização ser defendida por Antony Silva e tocar na trave. Depois, acertou a rede pelo lado de fora.

Se Arrascaeta não marcou, Cavani o fez. O atacante do Manchester United bateu pênalti forte e deslocou o goleiro para abrir o placar e anotar seu 53º gol pela seleção celeste. A penalidade havia sido sofria por Nández, que recebeu passe do palmeirense Viña e sofreu a carga de Ángel Romero dentro da área. O jogo ficou à feição dos uruguaios, mas eles não conseguiram ampliar o marcador, ainda que tenham dominado o oponente.

2ª etapa

No segundo tempo, o cenário se alterou razoavelmente à medida que o Uruguai não conseguiu manter o ritmo e o Paraguai passou a ocupar o campo ofensivo e começou a encontrar espaços na forte defesa uruguaia, que perdeu Godín, lesionado. Óscar Romero, ex-Corinthians, chegou a balançar as redes aos seis minutos, mas estava em posição de impedimento.

O time de Eduardo Berizzo seguiu melhor durante boa parte da etapa final, mas não tinha um atleta inteligente e capaz o suficiente de municiar os atacantes e achar os espaços. Esse jogador seria Almirón, mas o habilidoso camisa 10 saiu machucado ainda no primeiro tempo.

O Uruguai, treinado pelo experiente Óscar Tabárez, foi inferior ao rival nos últimos 45 minutos, mas levou mais perigo nos contra-ataques e em algumas jogadas criadas à base do talento de Suárez, que entrou na vaga de Cavani aos 22 minutos. O atacante do Atlético de Madrid, maior artilheiro da história da seleção celeste, incomodou a zaga adversária e assustou o goleiro Silva em arremates de fora da área. Movimentou-se muito e, não fosse a falta de precisão nos passes de seus companheiros, poderia ter deixado sua marca nesta noite. No fim, não fez falta, já que os uruguaios sustentaram o triunfo.

Ficha técnica:

Uruguai 1 x 0 Paraguai

Uruguai: Muslera; Nández, Giménez, Godin (Coates) e Viña; Bentancur, Vecino (Cáceres), Valverde (Torreira), De La Cruz e Arrascaeta (Facundo Torres); Cavani (Luis Suárez). Técnico: Óscar Tabárez.

Paraguai: Antony Silva; Alberto Espínola (Héctor Martínez), Robert Rojas, Júnior Alonso e Alderete; Gastón Giménez (Richard Sánchez), Villasanti, Almirón (Óscar Romero); Samudio (Cubas), Ávalos (Carlos González) e Ángel Romero. Técnico: Eduardo Berizzo

Gol: Cavani (pênalti), aos 20 minutos do primeiro tempo.

Árbitro: Raphael Claus (Brasil)

Cartões amarelos: Alderete, Júnior Alonso

Local: Engenhão, no Rio (RJ).

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?