Último ato: Milan e Inter definem título do Italiano na rodada final

Em cenário semelhante ao da última temporada, rivais reassumem o protagonismo no futebol italiano e decidem taça neste domingo (22/5)

atualizado 21/05/2022 14:12

Inter de Milão e MilanStefano Guidi/Getty Images

Nem o roteiro milanês mais otimista desenharia um cenário como o que se apresenta neste domingo (22/5). Milan e Inter de Milão entram em campo pela 38ª e última rodada com apenas um ponto de diferença entre as duas equipes e com chance de título para qualquer uma das duas equipes. A vantagem é dos rossoneri, que está na liderança do torneio.

Milão de volta ao topo

Depois de nove temporadas de hegemonia absoluta da Juventus, Milan e Inter de Milão reassumiram o protagonismo do futebol italiano e podem voltar a escrever um capítulo da rivalidade centenária que foi interrompida pela sequência arrasadora da Velha Senhora.

Na última temporada as duas equipes terminaram a competição ocupando as duas primeiras colocações. O título ficou com a equipe da Inter, que sobrou na disputa e somou 91 pontos ao fim das 38 rodadas, com uma vantagem de 12 pontos para o Milan, que ficou com a 2ª colocação.

Nesta edição, no entanto, a situação é mais equilibrada e favorável ao lado vermelho e preto de Milão. Os rossoneri possuem 83 pontos, enquanto os nerazurri somaram 81 até a última rodada.

Os desafios e as marcas em jogo

Para esta última rodada, o Milan joga fora de casa contra o Sassuolo, 11º colocado na competição. Caso vença ou empata, a taça é da equipe rubro-negra, encerrando um jejum de 11 anos sem conseguir o título do campeonato nacional.

Já a Inter contará com o apoio da torcida em casa para enfrentar a Sampadoria, que ocupa a 15ª posição na tabela. Além de vencer seu compromisso, os interistas terão que “secar” o rival para uma derrota, pois caso as duas equipes terminem com 84 pontos a taça vai para o Milan por conta da vantagem no confronto direto, já que os milanistas venceram um dos clássicos por 2 x 1, enquanto o outro jogo terminou em empate de 1 x 1.

No entanto, se a combinação ocorrer, a Inter de Milão voltará a ser bicampeã do Italiano depois de 15 anos, já que a última vez que a equipe conseguiu este feito foi nas temporadas de 2005/ 06 e 2006/07 e que abriu a sequência de cinco títulos consecutivos.

Tempero extra

Como se todos os ingrediente já não fossem suficientes, é importante lembrar que as duas equipes se enfrentaram recentemente pela semifinal da Copa da Itália. Depois de um empate sem gols na primeira partida, a Inter venceu o jogo da volta por 3 x 0 em um jogo quente.

O time azul e preto acabou batendo a Juventus na final por 4 x 2 e se sagrou campeão da competição. Cabe agora saber se repetirão o feito de levantar taça novamente ou se o Milan conseguirá se vingar dos maiores rivais.

As duas equipes entram em campo simultaneamente, já que as duas partidas estão marcadas para às 13h.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias