metropoles.com

Torcida do Valladolid critica Ronaldo: “Defende o Real Madrid?”

Torcedores do clube espanhol não gostaram do apoio que Ronaldo ofereceu para apurar episódio de racismo contra Vinicius Júnior

atualizado

Compartilhar notícia

David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Ronaldo Fenômeno testou negativo para Covid e está liberado para acompanhar o jogo entre Brasil e Suíça - Metrópoles
1 de 1 Ronaldo Fenômeno testou negativo para Covid e está liberado para acompanhar o jogo entre Brasil e Suíça - Metrópoles - Foto: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Torcedores do Valladolid colaram cartazes no Estádio José Zorrilla, nesta sexta-feira (6/1), para protestar contra Ronaldo Fenômeno, acionista majoritário do clube da região espanhola de Castilla e León. Uma das faixas fixadas ao muro dizia “Ronaldo defende o Real Madrid?”. Na sexta passada, o Valladolid foi derrotado por 2 x 0 pelo Real em um jogo marcado por ataques racistas contra Vinicius Junior.

O brasileiro foi chamado de ‘macaco’ e ‘negro de m…’ após ser substituído e reclamou da falta de punição em casos de racismo no futebol espanhol. Quatro dias depois do ocorrido, na terça-feira, a LaLiga informou que apresentou uma denúncia criminal ao Juizado de Instrução de Valladolid e outra no âmbito esportivo.

No mesmo dia, Ronaldo, que brilhou pelo Real Madrid como jogador, declarou apoio a Vinir Jr. e disse que seu clube iria colaborar com as investigações. “Não vamos permitir insultos racistas em nossa organização porque nossos torcedores não são assim e essas pessoas não nos representam”, disse o Fenômeno na ocasião.

Outra frase vista nos muros do estádio nesta sexta foi “Queridos Reis Magos: Nos devolva o escudo”, reforçando uma reclamação constante dos torcedores, feita desde quando a gestão de Ronaldo resolveu mudar o símbolo do Valladolid. A menção aos reis magos se deve ao fato de esta sexta, 6 de janeiro, ser Dia de Reis, data religiosa muito celebrada na Espanha, com desfiles e festa nas ruas.

“Fora interesses alheios”, foi escrito em outra faixa exposta no José Zorrilla. Embora tenha obtido sucesso esportivo na temporada passada, ao conseguir o acesso à elite do Campeonato Espanhol, o Valladolid teve um déficit de mais de 5 milhões de Euros no fechamento de 2021/2022, o que fez Ronaldo abrir mão de sua remuneração.

De acordo com o clube, isso ocorreu em razão do “impacto da pandemia de covid-19 e a despromoção à Segunda Divisão, a que se somam as despesas adicionais derivadas da promoção alcançada”. Na atual disputa da liga espanhola, o Valladolid ocupa a 15ª colocação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?