Times da parte de baixo da tabela têm rodada importante no Brasileirão

Final de semana pode promover mudanças substanciais na briga contra o rebaixamento à Série B

Reprodução/TwitterReprodução/Twitter

atualizado 09/08/2019 21:20

O fim de semana da rodada do Brasileirão será de emoção até o fim para os torcedores dos times que estão em briga direta contra o rebaixamento à Série B. Com alguns cruzamentos até entre equipes que integram o temido Z4, a 14ª rodada pode fazer com que clubes terminem a jornada respirando aliviados ou até mesmo começando a chorar.

Confira tudo sobre a rodada que pode dar início ao futuro de alguns times no Brasileirão:

Ceará x Chapecoense
Os donos da casa chegam para a partida embalados pela vitória sobre o Fortaleza por 2 x 1. Com 17 pontos conquistados, o Vozão ocupa a 11ª colocação e, caso o campeonato terminasse hoje, estaria classificado para a Copa Sul-Americana. O técnico Enderson Moreira só terá um desfalque para a partida deste sábado: o lateral Samuel Xavier, suspenso.

Na zona de rebaixamento praticamente desde o início do Brasileirão 2019, a Chapecoense vê, no jogo deste sábado, a chance de ganhar um respiro na briga contra a degola. O time de Santa Catarina é o 17º colocado e uma vitória diante do Ceará pode significar a saída, ao menos que momentânea do grupo que cai à Série B. O índio condá também terá um desfalque por suspensão: o centroavante Everaldo.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Ceará: Diogo Silva; Fabinho, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Ricardinho, William Oliveira, Lima e Thiago Galhardo; Leandro Carvalho e Felippe Cardoso.Técnico: Enderson Moreira
Chapecoense: Tiepo; Eduardo, Gum, Maurício Ramos e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Augusto, Camilo e Campanharo; Arthur Gomes e Henrique Almeida. ​Técnico: Emerson Cris
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: Sábado (10/08/2019)
Horário: 17h
Arbitragem: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Transmissão: Premiere

São Paulo x Santos
No único clássico regional da rodada, o Santos terá, diante de um de seus maiores rivais, a chance de se isolar ainda mais na liderança do Brasileirão. Badalado pela contratação dos laterais Daniel Alves e Juanfran, o São Paulo se credenciou de vez para a disputa do título brasileiro. Os dois, porém, não estarão em campo neste sábado. Com 21 pontos conquistados, o time está a 11 do atual líder, justamente o Santos.

Na Vila Belmiro o clima vai muito bem, obrigado. Líder isolado do Brasileirão com 32 pontos conquistados, o time da baixada santista terá força máxima para o clássico, apesar do técnico Jorge Sampaoli ainda ter dúvidas acerca dos titulares. Apesar disso, a expectativa é de mais um grande capítulo no clássico San-São.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
São Paulo: ​Tiago Volpi; Igor Vinícius, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê e Hernanes; Antony, Pato e Raniel.Técnico: Cuca
Santos: Everson; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Diego Pituca, Felipe Jonatan (Alison) e Carlos Sánchez; Soteldo, Derlis González e Sasha. ​Técnico: Jorge Sampaoli
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: Sábado (10/08/2019)
Horário: 17h
Arbitragem: Raphael Claus (SP)
Transmissão: Premiere

Flamengo x Grêmio
O Flamengo terá, na tarde deste sábado, mais uma chance de emplacar um bom resultado no Brasileirão. Apesar de viver grande fase na Libertadores, onde está entre os times que disputarão as quartas de final da competição, o Rubro-Negro ainda não conseguiu deslanchar no torneio doméstico. Até por isso, o técnico Jorge Jesus mandará a campo um Flamengo com força máxima ao Maracanã.

Também nas quartas de final da Libertadores, o Grêmio vive momento ainda pior no Brasileirão. Por usar o esquadrão reserva na competição local, o tricolor gaúcho, mesmo com cinco jogos de invencibilidade, ocupa apenas a modesta 13ª colocação, com 17 pontos conquistados. Apesar de vislumbrar dias melhores na competição de pontos corridos, o Grêmio também vive a expectativa da disputa da semifinal da Copa do Brasil, já no meio de semana, o que fará com que o time gaúcho entre em campo diante do Rubro-Negro com uma equipe alternativa.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Flamengo: ​​Diego Alves; Rafinha, Matheus Thuler, Pablo Marí e Filipe Luís; Cuéllar e Willian Arão; Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique. Técnico: Jorge Jesus
Grêmio: Júlio César; Léo Moura, Paulo Miranda, David Braz e Juninho Capixaba; Darlan, Thaciano, Galhardo, Luan e Pepê; Luciano.​ ​Técnico: Renato Portaluppi
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Sábado (10/08/2019)
Horário: 19h
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (SC)
Transmissão: Premiere

Atlético-MG x Fluminense
Duelo de opostos da rodada. Em quarto lugar, o Atlético-MG não perde há cinco rodadas e está no encalço de Flamengo e Palmeiras no G4. O time não contará com Jair, vetado pelo departamento médico. A boa notícia fica por conta do retorno de Fábio Santos, que se recuperou de uma entorse no tornozelo.

O Fluminense ganhou um respiro na última rodada e, graças aos outros jogos, conseguiu, enfim, deixar a zona de rebaixamento. Isso não quer dizer, porém, que a equipe terá vida fácil na luta contra a degola. Diante do Galo, o tricolor das Laranjeiras terá o retorno de Caio Henrique ao time titular, após o jogador se recuperar de dores na coxa esquerda.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Atlético-MG: ​​Cleiton; Patric, Igor Rabello, Réver e Fábio Santos (Lucas Hernández); Ramón Martínez, Elias, Vinícius, Cazares e Chará; Ricardo Oliveira.​ Técnico: Rodrigo Santana
Fluminense: Muriel; Igor Julião, Nino, Digão e Caio Henrique; Allan, Daniel e Ganso; Yony González, Marcos Paulo e Pedro. Técnico: Fernando Diniz.
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: Sábado (10/08/2019)
Horário: 21h
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Transmissão: Premiere

Internacional x Corinthians
Abrindo os trabalhos do domingo, Internacional e Corinthians fazem talvez a partida mais equilibrada da rodada, ao menos em termos de classificação. Os paulistas ocupam o 5º lugar, enquanto os gaúchos, donos da casa, vêm pouco atrás, em 7º. O Internacional, aliás, pode perder Edenilson, que teve lesão muscular confirmada e será baixa no jogo deste domingo, podendo perder até mesmo a primeira partida das quartas de final da Libertadores.

Fábio Carille promoveu uma série de mudanças no time titular. O treinador do Timão não poderá contar com Ralf, lesionado, e Fagner, que cumpre suspensão. A partida é encarada com total seriedade porque, em caso de vitória, a equipe do Parque São Jorge se coloca de vez entre as formações que garantem uma vaga direta na fase de grupo da Copa Libertadores.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Internacional: ​​Marcelo Lomba; Bruno, Moledo, Victor Cuesta e Uendel; Rithely, Patrick Nonato e D’Alessandro; Nico López e Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.
Corinthians: Cássio; Michel, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Gabriel e Júnior Urso; Pedrinho, Sornoza e Clayson; Vagner Love. Técnico: Fábio Carille.
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: Domingo (11/08/2019)
Horário: 11h
Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira
Transmissão: Premiere

Palmeiras x Bahia
Disposto a se aproximar novamente do Santos, o Palmeiras recebe o Bahia em baixa. Sem vencer há dois jogos, o time foi alvo de protestos dos torcedores, que foram mal-recebidos pelos jogadores. Se aproveitando do bom retrospecto como mandante, o Verdão espera bater o Bahia para seguir próximo do Santos e na disputa pelo bicampeonato do Brasileirão.

Já são três jogos de invencibilidade para o Bahia, o que permitiu ao time se colocar na disputa por um lugar na Copa Sul-Americana de 2020. Em meio aos rumores de que poderia deixar o tricolor para treinar o Cruzeiro, que demitiu Mano Menezes após os seguidos insucessos, Roger Machado tratou de garantir que segue focado no Bahia.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Palmeiras: ​​Weverton; Marcos Rocha, Luan, Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Raphael Veiga; Willian, Dudu e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Marllon (Wanderson) e Moisés; Gregore, Flávio e Ramires; Lucca, Elber (Arthur Caíke) e Gilberto. Técnico: Roger Machado.
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: Domingo (11/08/2019)
Horário: 16h
Arbitragem: Igor Junio Benevenuto de Oliveira
Transmissão: Globo, Space e Premiere

Botafogo x Athletico-PR
Empatados em pontos e colados na tabela, Botafogo e Athletico-PR prometem fazer um jogo movimentado no Estádio Nilton Santos. Os donos da casa devem ter dois desfalques para o duelo diante do Furacão: Joel Carli e Alex Santana. O time carioca, porém, pode ser considerado o grande favorito para o jogo.

Isso porque o Athletico-PR conquistou o título da Copa Suruga no meio de semana, mas a tendência é que o time entre em campo ainda muito desgastado por conta da viagem ao Japão. O Furacão também terá outro compromisso importante, já no meio desta semana, quando disputa as semifinais da Copa do Brasil.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Botafogo: ​​Gatito; Marcinho, Marcelo, Jean (Gustavo Bochecha) e Gilson; Cícero, Alex Santana e João Paulo; Luiz Fernando, Pimpão e Diego Souza. Técnico: Eduardo Barroca
Athletico-PR: Caio; Madson, Robson Bambu, Pedro Henrique (Halter) e Abner Felipe; Rossetto, Tomás Andrade e Bruno Nazário; Vitinho, Braian Romero e Thonny Anderson. Técnico: Tiago Nunes.
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo (11/08/2019)
Horário: 16h
Arbitragem: Douglas Marques das Flores
Transmissão: Globo

Avaí x Cruzeiro
O grande duelo de desesperados da rodada. Na lanterna do Brasileirão, o Avaí precisa desesperadamente beliscar o resultado positivo em casa antes de se preocupar realmente com o rebaixamento. Com apenas cinco pontos conquistados, o time catarinense já se coloca como sério candidato a uma das vagas na Série B de 2020.

Vivendo momento turbulento, o Cruzeiro também não vê seus melhores dias. O time perdeu o técnico Mano Menezes, demitido após seguidos maus-resultados, e ainda precisa encontrar forças para se livrar do incômodo 17º lugar, o primeiro na zona de rebaixamento, e para tentar reverter a derrota sofrida para o Internacional, pela Copa do Brasil.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Avaí: ​​Vladimir; Léo, Betão, Marquinhos Silva e Paulinho; Pedro Castro, Richard Franco, Ferrareis, João Paulo e Lourenço; Bruno Sávio. Técnico: Alberto Valentim.
Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Dedé, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Marquinhos Gabriel; Pedro Rocha e Sassá. Técnico: Ricardo Resende
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: Domingo (11/08/2019)
Horário: 16h
Arbitragem: Paulo Roberto Alves Junior
Transmissão: Globo e Premiere

Goiás x Vasco
Apenas três pontos separam o Esmeraldino (17) do Cruzmaltino (14). Os dois ainda não podem se considerar livres da briga contra o rebaixamento, ao menos neste momento, mas a partida que fecha os trabalhos deste domingo pode trazer mais conforto para os times. No Goiás, a novidade fica por conta da chegada do técnico Ney Franco.

Apesar de ter o Clássico dos Milhões, em Brasília, já na rodada seguinte, o foco do Vasco é total na partida deste domingo. Em caso de vitória, o Cruzmaltino se credencia a disputar uma das vagas da Copa Sul-Americana de 2020.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
Goiás: ​​Tadeu; Daniel Guedes, Yago, Rafael Vaz e Jefferson; Geovane, Léo Sena e Marlone; Michael, Kayke e Leandro Barcia. Técnico: Ney Franco.
Vasco: Fernando Miguel; Pikachu, Henríquez, Leandro Castán e Henrique; Richard, Raul, Marquinho e Bruno César; Talles Magno e Marrony. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: Domingo (11/08/2019)
Horário: 19h
Arbitragem: Jean Pierre Goncalves Lima
Transmissão: SporTV e Premiere

CSA x Fortaleza
No primeiro ano disputando a Série A do Brasileirão, o CSA já está lidando com o fantasma do rebaixamento. Vice-lanterna da competição, o time alagoano recebe o Fortaleza pensando em deixar o Z4. Com 10 pontos conquistados, a equipe espera usar a força da torcida para vencer o jogo e buscar respirar no certame.

O técnico Rogério Ceni provavelmente não contará com Kieza na partida desta segunda-feira. O jogador deixou o treino de apronto para resolver problemas particulares. O tricolor viaja neste domingo para a partida. Uma vitória diante do CSA coloca o Fortaleza em situação melhor, podendo até sonhar com um lugar entre os times que disputarão a Copa Sul-Americana 2020, dependendo dos outros resultados.

Ficha técnica:
Escalações (prováveis):
CSA: ​​Jordi; Apodi, Alan Costa, Luciano Castán e Carlinhos; Nilton, João Vitor, Jonatan Gómez e Didira; Maranhão e Alecsandro. Técnico: Argel Fucks.
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Bruno Melo; Felipe, Juninho e Osvaldo; Romarinho, André Luis e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni.
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data: Segunda-feira (12/08/2019)
Horário: 21h
Arbitragem: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Transmissão: Premiere

Classificação

PosTimePÚltimos
jogos
1Flamengo90
W W W W L
2Santos74
W L W L W
3Palmeiras74
L L L W W
4Grêmio65
W L W W L
5Athletico-PR64
W W D W D
6São Paulo63
D W L W W
7Corinthians56
L W L W L
8Internacional55
D L W L D
9Fortaleza53
D W W D W
10Goiás52
W W L L W
11Atlético-MG49
L D W W D
12Bahia49
L D W D L
13Vasco49
D L W D D
14Fluminense46
W W D D W
15Botafogo43
W W L L D
16Ceará39
D L D L D
17Cruzeiro36
L L L L L
18CSA32
L W L L L
19Chapecoense32
W L L W D
20Avaí20
L L D L D
Últimas notícias