Timão, Fluminense e Furacão têm destinos incertos nesta quinta (26/5)

Libertadores e Sul-Americana agitam a quinta-feira e definem o futuro de equipes brasileiras no torneios continentais

atualizado 25/05/2022 20:28

Fernando Diniz treinando o FluminenseLucas Uebel/Getty Images

A quinta-feira (26/5) será de definição para três grandes times do futebol brasileiro. Corinthians e Athletico-PR dependem apenas de si para se classificarem de fase na Libertadores. Já o Fluminense, no Grupo H da Sul-Americana, precisa de uma combinação milagrosa para conseguir chegar as oitavas da competição.

À Espera de um Milagre

O Fluminense está em terceiro lugar, com 8 pontos. Apenas o primeiro colocado se classifica para as oitavas de final na Sul-Americana, e, para isso, o Tricolor Carioca precisa de uma série de resultados para passar de fase.

O clube necessita vencer o Oriente Petrolero por uma diferença de seis gols e ainda torcer para que o jogo entre Unión Santa Fé e Junior Barranquilla termine em empate.

Recém-chegado, o treinador Fernando Diniz está na segunda passagem pelo Fluminense e, em menos de um mês de trabalho, pode ter a primeira eliminação no comando da equipe. O clube caiu precocemente na Pré-Libertadores, contra o Olimpia, nos pênaltis, e, por isso, está na disputa da Sul-Americana.

Bem encaminhado

O Corinthians é o segundo colocado do Grupo E da Libertadores, com oito pontos, e está com a situação razoavelmente tranquila. O Timão precisa apenas empatar dentro de casa contra o Always Ready, lanterna do grupo, para chegar às oitavas.

O Timão pode terminar em primeiro lugar do grupo, basta vencer a partida e torcer para que o Boca Juniors ganhe do Deportivo Cali, que é líder do grupo pelo critério de saldo de gols. O clube colombiano também tem 8 pontos, mesmo quantidade do time paulista.

Caso perca e o Boca Juniors ganhe, o Corinthians estaria eliminado. Seria a segunda vez que o Timão é eliminado na fase de grupos da Libertadores, a primeira ocorreu em 1977. O clube argentino está em terceiro lugar do grupo da equipe treinada por Vitor Pereira, com sete pontos.

Situação favorável

No Grupo B, o Athletico-PR, de Felipão, enfrenta o Caracas, clube da Venezuela, e está em situação parecida com a do Corinthians. Precisa empatar se quiser passar de fase. O Furacão e o Libertad têm a mesma quantidade de pontos: sete. O time paraguaio lidera pelo saldo de gols.

Se o Athletico perder, estará automaticamente eliminado, independente de qualquer resultado entre Libertad e The Strongest. Desde que Luiz Felipe Scolari assumiu a equipe do Paraná, assumindo o lugar de Fábio Carille, foram três jogos, duas vitórias e uma derrota.

Os outros dois times do grupo, The Strongest e Caracas, terceiro e quarto lugar, respectivamente, estão com seis pontos.

Horário dos jogos: Athletico-PR x Caracas, às 19h; Corinthians x Always Ready, às 21h e Fluminense x Oriente Petrolero, às 21h30

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias