metropoles.com

STJD suspende Felipe Melo por 4 jogos por expulsão contra o Bahia

O volante do Palmeiras recebeu cartão vermelho “por golpear com o braço o rosto do seu adversário, com o uso de força excessiva”

atualizado

Compartilhar notícia

Lucas Uebel/Getty Images
Felipe Melo Gremio v Palmeiras – Copa CONMEBOL Libertadores 2019
1 de 1 Felipe Melo Gremio v Palmeiras – Copa CONMEBOL Libertadores 2019 - Foto: Lucas Uebel/Getty Images

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, nesta sexta-feira (23/08/2019), a suspensão de quatro jogos ao volante Felipe Melo, do Palmeiras, por uma jogada na partida contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, no último dia 11 de agosto. Os auditores do órgão enquadraram o jogador no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata sobre agressão física. O clube vai recorrer.

Felipe Melo foi expulso na partida contra o Bahia após disputa com o atacante Lucca, no final do primeiro tempo. O árbitro mineiro Igor Junio Benevenuto aplicou o cartão vermelho por entender que o palmeirense usou o cotovelo ao subir para tentar dar cabeçada na bola.

Benevenuto relatou na súmula a agressão. “[Foi expulso] por golpear com o braço o rosto do seu adversário, com o uso de força excessiva, na disputa de bola. O atleta atingido necessitou de atendimento médico”, escreveu.

No julgamento, realizado na manhã desta sexta-feira (23/08/2019) no Rio de Janeiro, os auditores avaliaram se aplicariam a pena máxima prevista no artigo, suspensão de 12 jogos. Felipe Melo estava presente e, durante o depoimento, negou ter sido maldoso. O atleta justificou que o lance foi fruto de uma grande intensidade para disputar a bola. O advogado do Palmeiras fez a defesa na mesma linha e, inclusive, tentou requalificar a denúncia para um artigo menos rigoroso.

Ao final da votação, Felipe Melo recebeu a punição mais leve prevista no artigo. O jogador já cumpriu uma partida de suspensão automática ao ser desfalque no empate por 1 x 1 contra o Grêmio, no último sábado (17/08/2019).

O volante deve cumprir a pena ao não ser escalado nos compromissos contra o Flamengo (no Rio de Janeiro), Goiás (em Goiânia) e Fluminense (no Allianz Parque, em São Paulo).

Como a diretoria do Palmeiras promete recorrer, é possível que Felipe Melo atue em alguma dessas partidas sob efeito suspensivo. A medida serve para interromper a aplicação da pena enquanto um novo julgamento não é realizado. No decorrer dessa espera, o atleta pode entrar em campo normalmente pela equipe.

O jogador do Palmeiras também foi expulso recentemente por outra competição. Na última terça-feira (20/08/2019), pela Copa Libertadores, Felipe Melo deixou o jogo mais cedo contra o Grêmio, em Porto Alegre, e terá de cumprir a suspensão automática na partida da próxima terça (27/08/2019) contra a equipe gaúcha, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Compartilhar notícia