STJD faz reunião de prevenção à violência na final da Libertadores

Autoridades debateram estratégias para que as torcidas de Flamengo e Palmeiras não entrem em conflito

atualizado 21/10/2021 14:46

Reunião STJDDivulgação/ STJD

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) realizou na noite desta quarta-feira (20/10) uma reunião para debater estratégias de segurança para que não haja conflitos entre torcedores na final da Libertadores, marcada para o dia 27 de novembro, entre Flamengo e Palmeiras, em Montevidéu, no Uruguai.

Entre os presentes, estiveram representantes do Tribunal do Futebol, CBF, além de várias agências de segurança. As autoridades debateram os riscos que a logística das duas torcidas pode oferecer ao longo do trajeto até a cidade uruguaia. Além disso, estratégias para antecipar possíveis confrontos entre torcedores foram debatidas.

Ao todo, 20 mil torcedores devem se deslocar rumo a Montevidéu. Os ingresso já estão à venda.

“O objetivo dessa operação é a proteção dos cidadãos brasileiros e uruguaios; dos torcedores de ambos os clubes, bem como medidas para antecipar riscos, evitar crises e, na eventualidade, mitigar seus efeitos, colaborando todas as agências envolvidas, de forma altamente profissional, elevando a imagem do futebol sul-americano e a imagem do Brasil no exterior”, revelou o Coordenador Brasileiro da Força Tarefa, auditor do Pleno do STJD do Futebol, Mauro Marcelo de Lima e Silva.

Integrantes do STJD, policiais de São Paulo e do Uruguai, além da Gerência de Segurança da Associação Uruguaia de Futebol e da Conmebol já haviam se encontrado anteriormente em Manaus. Uma outra reunião em Montevidéu deve acontecer na próxima semana.

As torcidas de Flamengo e Palmeiras possuem histórico de conflitos violentos. Áudios de grupos organizados das duas torcidas estariam organizando possíveis confrontos entre palmeirenses e flamenguistas.

Além dos conflitos entre os brasileiros, a presença da torcida do Peñarol, clube uruguaio de Montevidéu, também preocupa por conta de brigas recentes justamente contra os dois grupos brasileiros.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Vídeos
Mais lidas
Últimas notícias