metropoles.com

Seleção Brasileira sofre com falta de gols de seus dois centroavantes

O camisa 9 sempre teve missão nobre no futebol nacional. O impasse desafia a equipe e obriga Tite a pensar em alternativas

atualizado

Compartilhar notícia

Shaun Botterill/Getty Images
seleção brasileira gabriel jesus
1 de 1 seleção brasileira gabriel jesus - Foto: Shaun Botterill/Getty Images

A Seleção Brasileira leva para o terceiro jogo da Copa do Mundo, nesta quarta-feira (27/6), contra a Sérvia, uma preocupação que não imaginaria ter na Rússia. A falta de gol dos dois centroavantes do elenco, Gabriel Jesus e Roberto Firmino, obriga o técnico Tite a pensar em alternativas e desafia a equipe a manter a tradição histórica no torneio de produzir bons artilheiros.

O camisa 9 sempre teve missão nobre no futebol brasileiro. Mesmo que em algumas ocasiões o desempenho tenha sido abaixo da expectativa, raras vezes um centroavante passou em branco na Copa, sem marcar gols. Até o criticado Fred, em 2014, conseguiu anotar o dele, no terceiro jogo do Mundial – na vitória por 4 a 1 sobre Camarões.

Desde Ronaldo, o Brasil testou na função jogadores como Adriano, Luis Fabiano e o próprio Fred. Nenhum deles passou em branco em uma Copa do Mundo e todos honraram a tradição de goleadores, como Serginho Chulapa, Careca, Reinaldo e Roberto Dinamite. Se em 2014 o camisa 9 brasileiro decepcionou, na Rússia, as expectativas eram elevadas para a dupla de atacantes.

Gabriel Jesus e Roberto Firmino se destacaram na última temporada do futebol inglês pelo Manchester City e Liverpool, respectivamente. O primeiro foi campeão, anotou 13 gols e evoluiu sob o comando do técnico espanhol Pep Guardiola. O segundo chegou à decisão da Liga dos Campeões da Europa e marcou 15 vezes na principal liga do mundo. A esperança na Copa da Rússia era que ambos travassem uma disputa benéfica para a Seleção.

No entanto, até agora eles não conseguiram fazer o papel de artilheiros e viram Philippe Coutinho marcar duas vezes. Gabriel Jesus, mantido como titular, parece sentir a forte marcação e foi substituído por Roberto Firmino nos dois jogos da Seleção. O mais perto que ambos conseguiram chegar das redes foi no primeiro gol contra a Costa Rica. Os dois atacantes brigaram pela bola e, na sobra, Coutinho concluiu.

O jejum de gols na Copa do Mundo não preocupa tanto Tite. O treinador disse ter gostado de ver os dois atacantes juntos em campo no segundo tempo contra a Costa Rica. O Brasil criou mais chances e conseguiu chegar ao gol nos acréscimos, em uma atuação chamada de “aula” de futebol pelo técnico depois da vitória por 2 a 0. Em um novo momento, Gabriel Jesus e Roberto Firmino devem novamente atuar juntos na Copa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?