metropoles.com

Santos sofre na Venezuela, mas empata e avança na Libertadores

Time paulista empatou por 1 x 1 com o Deportivo Lara e avançou para a última eliminatória antes da fase de grupos da competição continental

atualizado

Compartilhar notícia

Estadão Conteúdo / RAYNER PEÑA
Santos avança na pré-Libertadores
1 de 1 Santos avança na pré-Libertadores - Foto: Estadão Conteúdo / RAYNER PEÑA

Poderia ter sido mais tranquilo, mas o Santos avançou na fase preliminar da Copa Libertadores com sensação de alívio. Em Caracas, o time brasileiro saiu na frente do Deportivo Lara e parecia perto de uma vitória fácil. Mas voltou a vacilar na defesa e empatou por 1 x 1, nesta terça-feira (16/3). Na ida, os santistas haviam vencido por 2 x 1.

O resultado garantiu o Santos na terceira fase classificatória da competição sul-americana. Precisa ainda vencer mais um confronto de ida e volta para buscar sua vaga na fase de grupos.

Agora o time paulista aguarda o duelo da volta entre a Universidad de Chile e o San Lorenzo, marcado para quarta-feira (17/3). O primeiro jogo terminou em 1 x 1.

Sem Marinho e Kaio Jorge, ainda em recuperação física, o Santos foi para cima do Deportivo Lara, apesar da possibilidade de avançar com um empate. Como vem acontecendo há meses, o time brasileiro apostava nos jovens jogadores. Mas foi Soteldo quem mostrou serviço. Sentindo-se “em casa”, o venezuelano comandou as ações em um primeiro tempo em que o Santos registrou até 74% de posse de bola.

Colocando os zagueiros do Lara para correr, pela esquerda, Soteldo concentrava as atenções, levava perigo e ainda liberava os jovens colegas para ocupar os espaços no ataque. Numa de suas investidas em velocidade, foi derrubado quase em cima da linha da área. Ele mesmo cobrou a falta e mostrou precisão, acertando o ângulo direito do gol defendido por Curiel, aos 37 minutos.

Se Soteldo parecia resgatar o bom futebol do passado, o Santos também incorria em erros antigos. Como nos piores momentos da temporada 2020, o time voltou a ter problemas com as bolas aéreas na defesa. E foi assim que o Lara buscou o empate, aos 16 minutos da etapa final. Anzola, que também balançara as redes no jogo de ida, voltou à carga nesta terça.

O empate deixava o Deportivo Lara a apenas um gol de igualar o confronto. E o time venezuelano não desanimou. Passou a pressionar a defesa santista, cada vez mais assustada. De um lado, havia a inexperiência dos garotos da equipe brasileira. Mas, do outro, a falta de precisão e de qualidade técnica do Lara. Assim, o Santos aguentou o sufoco relativo dos venezuelanos e confirmou um suado favoritismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?