Quique Setién: saiba cinco fatos sobre novo técnico do Barcelona

O espanhol de 61 anos começou a carreira de jogador no futebol de areia, recebeu elogios de Sergio Busquets e foi recusado pelo São Paulo

atualizado 13/01/2020 22:46

Getty Images

O treinador espanhol Quique Setién, de 61 anos, foi anunciado nessa segunda-feira (13/01/2020) pelo Barcelona, após a demissão de Valverde. Ele não é muito conhecido, mas já foi recusado pelo São Paulo, recebeu elogios de Sergio Busquets e derrotou o atual clube em final de Supercopa, quando atuava dentro das quatro linhas.

Saiba cinco fatos sobre o novo comandante do Barcelona:

Como jogador

Começou no futebol de areia e vestiu as camisas do Racing Santander, onde é ídolo e jogou 12 temporadas, Atlético de Madrid, CD Logroñes e Levante, sempre no futebol espanhol.

Único título da carreira

A final da Supercopa da Espanha de 1985 foi decidida entre Atlético de Madrid e Barcelona, com jogos de ida e volta nos dias 9 e 30 de outubro do ano. O placar agregado de 4 x 1 deu o título ao time de Madrid e veio a ser a única taça da carreira de jogador de Quique Setién.

Fora isso, o meia ainda foi autor de um dos tentos da goleada de 5 x 0 do Racing Santander sobre o Barça, na temporada de 1994/95, como lembrou o Marca.

Como treinador

Estreou em 2001 à frente do Racing Santander, disputando a segunda divisão espanhola, passou para o Poli Ejido, também da Espanha, ficou dois anos no comando da seleção de Guiné Equatorial e depois assumiu o CD Logroñes.

No ano de 2009, começou um trajeto de 6 anos como treinador do Lugo, com o qual conquistou a taça da segunda divisão espanhola, seu único título como treinador, na temporada de 2015/16 partiu para o Las Palmas e as últimas duas comandou o Real Betis.

Presente de admirador

Após partida entre o Barcelona e o Real Betis em novembro de 2018, o volante Sergio Busquets deu a Setién uma camisa do clube catalão autografa, que trazia o recado: “Para Quique, com apreço e admiração por tua maneira de ver o futebol. Um abraço.”

Recusado pelo São Paulo

De acordo com o jornalista Fernando Kallás, do SporTV, Diario AS e BBC Brasil, o espanhol foi oferecido ao São Paulo “há poucas semanas, mas o clube achou que ele não tinha nome suficiente para ser treinador do clube.” Hoje, Fernando Diniz é o profissional à frente do tricolor.

A apresentação de Quique Setién será nesta terça-feira (14/01/2020), às 10h30 (horário de Brasília).

Vídeos
Últimas notícias