metropoles.com

Quique Setién: saiba cinco fatos sobre novo técnico do Barcelona

O espanhol de 61 anos começou a carreira de jogador no futebol de areia, recebeu elogios de Sergio Busquets e foi recusado pelo São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Barcelona v Real Betis – La Liga
1 de 1 Barcelona v Real Betis – La Liga - Foto: Getty Images

O treinador espanhol Quique Setién, de 61 anos, foi anunciado nessa segunda-feira (13/01/2020) pelo Barcelona, após a demissão de Valverde. Ele não é muito conhecido, mas já foi recusado pelo São Paulo, recebeu elogios de Sergio Busquets e derrotou o atual clube em final de Supercopa, quando atuava dentro das quatro linhas.

Saiba cinco fatos sobre o novo comandante do Barcelona:

Como jogador

Começou no futebol de areia e vestiu as camisas do Racing Santander, onde é ídolo e jogou 12 temporadas, Atlético de Madrid, CD Logroñes e Levante, sempre no futebol espanhol.

Único título da carreira

A final da Supercopa da Espanha de 1985 foi decidida entre Atlético de Madrid e Barcelona, com jogos de ida e volta nos dias 9 e 30 de outubro do ano. O placar agregado de 4 x 1 deu o título ao time de Madrid e veio a ser a única taça da carreira de jogador de Quique Setién.

Fora isso, o meia ainda foi autor de um dos tentos da goleada de 5 x 0 do Racing Santander sobre o Barça, na temporada de 1994/95, como lembrou o Marca.

Como treinador

Estreou em 2001 à frente do Racing Santander, disputando a segunda divisão espanhola, passou para o Poli Ejido, também da Espanha, ficou dois anos no comando da seleção de Guiné Equatorial e depois assumiu o CD Logroñes.

No ano de 2009, começou um trajeto de 6 anos como treinador do Lugo, com o qual conquistou a taça da segunda divisão espanhola, seu único título como treinador, na temporada de 2015/16 partiu para o Las Palmas e as últimas duas comandou o Real Betis.

Presente de admirador

Após partida entre o Barcelona e o Real Betis em novembro de 2018, o volante Sergio Busquets deu a Setién uma camisa do clube catalão autografa, que trazia o recado: “Para Quique, com apreço e admiração por tua maneira de ver o futebol. Um abraço.”

Recusado pelo São Paulo

De acordo com o jornalista Fernando Kallás, do SporTV, Diario AS e BBC Brasil, o espanhol foi oferecido ao São Paulo “há poucas semanas, mas o clube achou que ele não tinha nome suficiente para ser treinador do clube.” Hoje, Fernando Diniz é o profissional à frente do tricolor.

A apresentação de Quique Setién será nesta terça-feira (14/01/2020), às 10h30 (horário de Brasília).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?