metropoles.com

Quem é Ricardo Sá Pinto, o novo treinador do Vasco?

O posto está livre desde a demissão de Ramon Menézes na última quinta (8/10). O contrato do português será até o fim do Brasileirão 2020

atualizado

Compartilhar notícia

James Williamson – AMA/Getty Images
Ricardo Sá Pinto
1 de 1 Ricardo Sá Pinto - Foto: James Williamson – AMA/Getty Images

Ricardo Sá Pinto, 48 anos, fechou acordo com o Vasco para assumir o cargo de treinador. O posto está livre desde a demissão de Ramon Menézes na última quinta-feira (8/10). Agora, o Gigante da Colina buscou um estrangeiro, que foi anunciado nesta quarta (14/10).

O português começou sua carreira no futebol como atacante, função que exerceu profissionalmente por 15 anos, passando pelo Sporting, Real Sociedad e Standard Liège, da Bélgica. Durante sua trajetória, conquistou uma Liga Portuguesa, duas Taças de Portugal e três Supertaças Cândido de Oliveira. Serviu, também, à seleção portuguesa, pela qual disputou duas Eurocopas, de 1996 e 2000.

0

Antes mesmo de começar a atuar como técnico, Ricardo teve suas primeiras experiências à beira do campo como auxiliar técnico de Manuel Fernandes e Pedro Caixinha, treinadores do União Desportiva de Leiria nas temporadas de 2009/10 e 2010/11, respectivamente. Em 2011/12, assumiu o time Sub-19 do Sporting e venceu 20 jogos de 24 disputados, segundo o portal oGol.

Ainda na mesma temporada, acabou ocupando o cargo no time principal. Fez o time ser vice-campeão da Taça de Portugal e ir aos play-offs da Liga Europa. Depois passou um período na Sérvia, à frente do Estrela Vermelha; na Grécia, no comando do OFI e do Atromitos; voltou a Portugal para treinar o Belenenses; foi à Bélgica para liderar o Standard Liège; para a Polônia, à frente do Legia Warszawa; e, por fim, seu último clube, o Braga, que ele deixou em dezembro de 2019.

Mestre dos mata-matas

Durante seus nove anos como treinador de times profissionais, Ricardo coleciona duas taças e o histórico mostra que seu desempenho é melhor em competições mata-mata. Seu primeiro título foi a Taça da Bélgica, conquistada à frente do Standard Liége, em 2017/18. O segundo foi a Taça da Liga Portuguesa pelo Braga, em 2019/20.

O retrospecto em ligas de pontos corridos é otimista, porém ficou no “quase” em todas as competições nacionais que disputou. A melhor campanha ocorreu na temporada de 2018/19 à frente do Legia Warszawa, na Liga Polonesa. Na ocasião, terminou em 2º lugar, empatado em pontos com o líder, porém com três gols a menos no saldo de gols.

Semelhança com Jesus

A imprensa indica que, apesar de nunca ter trabalhado com Jorge Jesus, Ricardo tem o estilo parecido com o ex-treinador do Flamengo. Além do corte de cabelo, mais longo, Sá Pinto é “brigador” e conhecido por participar bastante à beira do campo, assim como o comandante do Benfica, segundo o Globoesporte.com.

O português deve assinar contrato com o Vasco para até o fim do Brasileirão nesta quarta, mas só chega no Rio de Janeiro na quinta (15/10). Ricardo saiu da Grécia, onde negociava com o Panathinaikos, e partiu para Lisboa para acertar com o cruzmaltino.

A estreia do treinador à frente do Gigante da Colina pode ser no próximo domingo (18/10), contra o Internacional, no Beira-Rio, às 18h15. Mas, o mais provável é que, por questões legais, ele só irá comandar a equipe contra o Corinthians, em São Januário, no dia 21. O Vasco soma 18 pontos em 14 jogos disputados no Brasileirão. São cinco vitórias, três empates e seis derrotas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?