Palmeiras chega com time mais caro de sua história para o Mundial

Consultoria estima que a soma do valor dos jogadores do favorito Chelsea seja cinco vezes maior do que a equipe do Palmeiras

atualizado 04/01/2022 20:37

Buda Mendes/Getty Images

São Paulo – Se o Palmeiras chegar à final do Mundial de Clubes, campeonato que ocorre em fevereiro, e enfrentar o favorito Chelsea, da Inglaterra, mesmo em patamares radicalmente diferentes, os dois times terão os elencos mais caros de sua história. As informações são de um levantamento exclusivo feito pela Pluri Consultoria para o Metrópoles.

Em valor de mercado, a consultoria estima que a soma dos jogadores do Chelsea seja cinco vezes maior do que o do elenco do Palmeiras no fim de 2021.

Enquanto os azuis britânicos contam com uma equipe avaliada em 853,2 milhões de euros, o escrete alviverde era estimado em 158,9 milhões de euros em meados de dezembro. Essa estimativa ainda não considera reforços recentes do Palmeiras, como o atacante Rafael Navarro, o volante Eduard Atuesta e o goleiro Marcelo Lomba.

A diferença de valor entre os dois times guarda a mesma proporção entre Chelsea e Corinthians na final do Mundial de 2012, quando o time brasileiro se consagrou campeão. Naquela disputa, o elenco britânico era avaliado em 257,1 milhões de euros enquanto o alvinegro paulista trazia valor de mercado de 46,4 milhões de euros.

“O Chelsea está nesse momento com o elenco mais valorizado da história, com um valor mais elevado do que qualquer outro clube com que disputou recentemente”, avalia Fernando Ferreira, sócio-diretor da Pluri Consultoria e especialista em avaliação financeira de jogadores.

O time do Chelsea, no entanto, passou por uma situação delicada que pode ajudar o Palmeiras em uma eventual final. Isso porque o atacante belga Romelu Lukaku, o jogador mais caro do time (comprado por 115 milhões de euros e avaliado pela Pluri em 91 milhões de euros), afirmou em uma entrevista recente que “não está feliz com a situação no Chelsea” e disse sentir saudades da Inter de Milão. Lukaku acabou não escalado para um jogo contra o Liverpool por conta dessa declaração, mas pediu desculpa e acabou reintegrado ao elenco.

Depois de Lukaku, o jogador mais caro do Chelsea é o meio-campista Mason Mount, avaliado em 79 milhões de euros pela Pluri.

No Palmeiras, pelas estimativas da consultoria em meados de dezembro, os jogadores mais caros eram o atacante Gabriel Veron (18,2 milhões de euros) e o volante Patrick de Paula (15,3 milhões de euros).

“O valor de mercado dos clubes brasileiros nunca foi tão alto. O elenco do Palmeiras se mostra o mais caro de sua história”, avalia Ferreira.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias