metropoles.com

Os caminhos de Douglas Costa e Taison até voltar à rivalidade Gre-Nal

Crias de Eldorado e do Celeiro de Ases, os novos reforços dos gigantes do Rio Grande do Sul fizeram um caminho parecido em suas carreiras

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram e Ricardo Duarte/Internacional
Douglas Costa e Taison
1 de 1 Douglas Costa e Taison - Foto: Reprodução/Instagram e Ricardo Duarte/Internacional

Grêmio e Internacional se enfrentam neste domingo (23/5) para definir quem será o campeão do Campeonato Gaúcho 2021. No restante do ano, no entanto, um dos maiores clássicos do mundo terá personagens conhecidos não só pelas torcidas tricolor e colorada, mas também ucraniana, alemã, italiana e brasileira. Douglas Costa e Taison estão de volta a Porto Alegre.

Crias de Eldorado e do Celeiro de Ases, os novos reforços dos gigantes do Rio Grande do Sul fizeram um caminho parecido em suas carreiras. Ambos foram revelados em 2008, ano que fizeram suas estreias como profissionais; quando deixaram o Brasil e foram para a Europa, o destino foi o mesmo país, a Ucrânia, Douglas partiu em 2009 e Taison no ano seguinte; eles jogaram juntos pelo Shakhtar e Seleção Brasileira — na Copa do Mundo de 2018 —, e fizeram o movimento de voltar para casa no mesmo ano.

Douglas Costa rendeu cerca de R$ 14,9 milhões — cotação da época — aos cofres do Grêmio quando foi vendido ao Shakhtar em 2009 e ficou cinco temporadas e meia no futebol ucraniano. Mas não estava sozinho. Lá também estavam atletas como Fernandinho, William, Luiz Adriano, Jadson e Alex Teixeira, e Taison chegou em 2012/13.

O atacante colorado foi vendido ao Metalist por pouco mais de R$ 14 milhões e seguiu neste clube por duas temporadas e meia até encontrar com Douglas e companhia no Shakhtar em 2012/13. A dupla Gre-Nal ficou junta em Donetsk por três anos, pois Douglas trocou a Ucrânia pela Alemanha em 2015/16, mas Taison seguiu no clube até tempos mais recentes, antes de decidir voltar ao Inter.

Costa chegou ao Bayern em julho de 2015 e teve um caminho de idas e voltas maior que o ex-companheiro. Foram dois anos com a camisa do bávaros, outros três na Juventus e voltou ao Bayern, por empréstimo no fim da temporada 2020/21. Chegou, então, a hora de volta para casa.

O regresso

Parece ter sido combinado, um plano. Apenas um mês e cinco dias separa um anúncio do outro. Em 16 de abril, o Internacional anunciou a contratação de Taison, sem custos, para até junho de 2023 e na última sexta-feira (21/5), o Grêmio divulgou o retorno de Douglas Costa por empréstimo da Juventus para até junho de 2022.

Taison já fez três jogos na sua volta, todos na Libertadores, duas vitórias e uma derrota, e ainda não balançou as redes. Quanto a Douglas, ainda não há confirmação, mas a previsão é de que ele seja oficialmente apresentado na segunda-feira (24/5) e a estreia é mais incerta ainda.

O atleta tricolor, já recuperado de uma fissura no metatarso do pé direito, está de casamento marcado para o começo de junho, segundo a Gaúcha ZH. Depois do casório, que será no Rio de Janeiro e terá Neymar como padrinho, Douglas e a esposa devem passar a lua de mel juntos. Assim, o jogador só deve ficar à disposição de Tiago Nunes no fim de junho, quando o Brasileirão estiver na 8ª rodada e, caso o Grêmio avance nas competições, nas oitavas da Copa do Brasil e Sul-Americana.

Na bagagem, além de toda a experiência adquirida, Taison está com 33 anos e Douglas com 30, eles trazem títulos e a sede de conquistar mais pelos seus times do coração. O colorado colecionou 17 taças no período que estava na Europa, enquanto o tricolor ergueu 21 canecos.

O título em jogo neste domingo, no entanto, não pode ser de nenhum dos dois. Ambos chegaram após a data final para o envio da lista de inscritos no Campeonato Gaúcho e devem acompanhar à decisão das arquibancadas da Arena do Grêmio. A bola rola às 16h e o Grêmio tem vantagem adquirida pelo vitória no jogo de ida por 2 x 1, no Beira-Rio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?