Oitavas de final da Champions: calendário de jogos e os favoritos

A fase de grupos acabou e agora não importa mais somar pontos, e sim fazer gols e vencer os jogos

atualizado 16/02/2021 1:26

Troféu da Champions LeagueAlexander Hassenstein - UEFA/UEFA via Getty Images

O momento mais esperado da Champions League começa nesta terça-feira (16/2). Os primeiros jogos das oitavas de final da principal competição da Europa, entre RB Leipzig x Liverpool e Barcelona x PSG, abrem a sequência de oito duelos entre os 16 melhores clubes do continente.

A fase de grupos acabou e agora não importa mais somar pontos, e sim fazer gols e vencer os jogos. Levando em consideração, então, o aproveitamento recente dos times, o Metrópoles analisa os combates e indica os favoritos para chegar às quartas de final.

RB Leipzig x Liverpool

Em um dos confrontos que abre o mata-mata da Champions, o RB Leipzig encara o Liverpool. Os alemães estão embalados pelas quatro vitórias consecutivas nas últimas partidas disputadas na Bundesliga e na Copa da Alemanha, contra o VfL Bochum.

Já o time de Jurgen Klopp está passando por uma má fase e pode sofrer com isso no jogo de ida das oitavas de final. Nas três rodadas passadas da Premier League, os Reds foram derrotados pelo Brighton, Manchester City e Leicester.

Além disso, desde o último jogo da competição europeia, os ingleses acumulam mais derrotas que vitórias, enquanto os alemães perderam em somente duas ocasiões, diante do Borussia Dortmund e do Mainz. Diante disso, o Red Bull é o favorito para sair na frente neste confronto.

Barcelona x Paris Saint-Germain

O confronto que marcou história na Champions de 2016/17, também nas oitavas de final, se destaca na edição atual pelo reencontro de Neymar e Messi. Desde quando o brasileiro deixou o Barcelona, em 2016/17, os ex-companheiros não se encontram dentro de campo.

No entanto, não será nesta terça que veremos os eles frente a frente. O camisa 10 do PSG se recupera de lesão no adutor e a expectativa é de que ele esteja à disposição de Pochettino para o jogo de volta, no Parc des Princes.

Fora isso, olhando para o desempenho dos espanhóis e dos franceses após o último compromisso pela liga europeia, não há favoritos para este confronto. Ambos sofreram apenas duas derrotas neste meio tempo, com a diferença de que a equipe de Paris tem dois empates contra três do Barça.

A balança pesa mais para o lado do PSG por causa do entrosamento do elenco e clima dentro do clube, mas Koeman já tem mais tempo de trabalho que o técnico argentino e está reencontrando o bom futebol do time catalão.

Porto x Juventus

A Velha Senhora, comandada por Cristiano Ronaldo e Morata, é a favorita no duelo contra o Porto. Entretanto, a regularidade pode ser um fator decisivo. Os portugueses têm apenas uma derrota desde o último jogo pela Champions, enquanto os italianos perderam três vezes.

Nas últimas partidas, o time de Pirlo enfrentou grandes adversários, como a Roma, a Inter de Milão e o Napoli, e os resultados foram vitória, empate e derrota, respectivamente. E o Porto vem de quatro empates consecutivos. A última vitória ocorreu em 1º de fevereiro, sobre o Rio Ave, pela Liga Portuguesa.

A tradição na competição e o elenco estrelado da Juve coloca um pé dos italianos já nas quartas de final, mas a equipe não pode achar que vai ter vida fácil com os Dragões, que também são bicampeões da liga.

Sevilla x Borussia Dortmund

O duelo entre espanhóis e alemães parece não ter surpresas quando se analisa o desempenho dos times após a fase de grupos da Liga dos Campeões. O Sevilla, 4º colocado da La Liga e semifinalista da Copa do Rei, perdeu somente uma vez em 18 partidas, além de estar invicto há nove jogos.

Enquanto o Borussia, em 13 jogos disputados, perdeu cinco e não vence há duas rodadas da Bundesliga. Com isso, o Sevilla é o incontestável favorito para ir às quartas de final.

Lazio x Bayern de Munique

O atual campeão da Champions, o Bayern, deve passar com facilidade pela Lazio. A equipe italiana caiu no Grupo F, na primeira fase, e conseguiu uma classificação que já era prevista, mas no sorteio do mata-mata caiu com um dos adversários mais fortes.

Além disso, o Águia não consegue engatar uma sequência positiva desde 27 de janeiro, quando encerrou uma série de seis jogos sem perder. Já os bávaros, estão invictos há sete e é bom lembrar que, na “temporada de ouro” do Bayern, em 2019/20, eles ficaram invictos por 32 partidas, sendo apenas uma delas um empate.

Atlético de Madrid x Chelsea

O embate entre Atlético de Madrid e Chelsea deve ser um dos mais equilibrado das oitavas de final. Os espanhóis, líderes disparados da La Liga, fazem uma boa temporada e está numa sequência de seis rodadas sem perder, sendo cinco vitórias e um empate.

E os Blues estão invictos a sete partidas, seis delas com Thomas Tuchel no comando. O técnico alemão é o atual vice-campeão da Champions e, com ele, o time inglês pode ir longe.

Atalanta x Real Madrid

Atalanta e Real Madrid farão o outro duelo acirrado e sem favorito das oitavas. Os italianos estão muito bem no Campeonato Italiano, são finalistas da Copa da Itália e chegou a ficar 12 jogos sem perder após a fase de grupos da Champions. Saíram derrotados pela Lazio em 31 de janeiro, mas não caíram desde então.

Enquanto o Real Madrid, também está fazendo uma campanha tranquila na La Liga, apesar do tropeços e críticas ao trabalho de Zidane, e está motivado pelas três vitórias seguidas conquistadas no Campeonato Espanhol.

Borussia Monchengladbach x Manchester City

Os atuais líderes da Premier League, finalistas da Carabao Cup e quarto-finalistas da Copa da Inglaterra devem fazer uma exibição de gala diante do Borussia Monchengladbach. O Manchester City não perde desde 21 de novembro e atualmente acumula 16 triunfos seguidos.

A equipe alemã acabou caindo na mesma armadilha que a Lazio. Apesar de ter sido surpresa na fase de grupos, desbancando a Inter de Milão e o Shakhtar Donetsk, deu azar no sorteio do mata-mata e pegou um adversário fortíssimo.

Confira as datas, locais e horários dos jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões:

Terça-feira (16/2)

RB Leipzig x Liverpool, na Puskás Arena, às 17h

Barcelona x Paris Saint-Germain, no Camp Nou, às 17h

Quarta-feira (17/2)

Porto x Juventus, no Estádio do Dragão. às 17h

Sevilla x Borussia Dortmund, no Ramón Sánchez Pizjuán, às 17h

Terça-feira (23/2)

Lazio x Bayern de Munique, no Estádio Olímpico de Roma, às 17h

Atlético de Madrid x Chelsea, no Estádio Metropolitano, às 17h

Quarta-feira (24/2)

Borussia Monchengladbach x Manchester City, na Puskás Aréna, às 17h

Atalanta x Real Madrid, no Atleti Azzuri D’Italia, às 17h

Vídeos
Últimas notícias