O que ainda está em jogo para Flamengo e Atlético-MG?

Restam 10 rodadas para acabar o Brasileirão e o confronto é o primeiro de 10 passos importantes para os dois times

atualizado 29/10/2021 19:38

Renato Gaúcho e CucaEvaristo Sa-Pool/Getty Images e Pedro Souza/Atlético

O tão esperando encontro entre Flamengo e Atlético-MG, grandes candidatos ao título do Brasileirão 2021, será neste sábado (30/10), mas tanta coisa aconteceu até este dia, que há mais coisa em jogo além do caneco. Restam 10 rodadas para acabar a competição e o confronto é o primeiro de 10 passos importantes para os dois times.

Primeiro, vamos contextualizar esta história. Treze pontos separam as equipes na tabela do campeonato. O Galo lidera com 59 pontos, enquanto o Urubu é o 5º colocado, com 46. Os mineiros recentemente conquistaram lugar na final da Copa do Brasil, enquanto os cariocas foram eliminados da mesma competição, mas estão na decisão da Libertadores.

Pelo título

Atual bicampeão brasileiro, o Flamengo quer voltar a brigar pelo título e vencer o caneco pelo terceiro ano consecutivo. Com três jogos a menos, o Rubro-Negro ainda tem chance de encostar no adversário e ameaçar a permanência dos mineiros no lugar mais alto da tabela.

Para ser campeão, o time do Rio precisa ganhar do Atlético, ganhar todos os jogos até o fim do campeonato e torcer pro alvinegro mineiro empatar ou perder alguns jogos até a última rodada.

Já o Galo pode até perder no Maracanã, mas tem que ganhar a maioria das partidas até o final pra ser campeão. Se ganhar todos até a última rodada, garante o título sem se preocupar com Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino ou Fortaleza. Somar três pontos neste sábado, significaria praticamente garantir o título.

Pela moral

Sem vencer há quatro jogos, uma vitória sobre o concorrente direto ao título e líder do campeonato daria o gás a mais que o Flamengo está precisando, o que seria também uma dose alta de esperança para a decisão da Libertadores contra o Palmeiras, que será dia 27 de novembro.

Além do Brasileirão, o Atlético briga também pelo título da Copa do Brasil, que será disputado com o Athletico-PR — ainda sem data definida. Campeão brasileiro só em 1971, o Galo pode voltar a soltar o grito depois de 50 anos e a torcida está eufórica com essa possibilidade.

Depois da eliminação na semifinal da Libertadores, o elenco atleticano — o terceiro mais caro do Brasil, avaliado em 98,45 milhões de euros (R$ 555,91 milhões) — quer garantir os troféus das competições que segue vivo.

A bola rola às 19h, no Maracanã, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Vídeos
Mais lidas
Últimas notícias