metropoles.com

Morte de Pelé: relembre a rivalidade do Rei do Futebol com Maradona

Pouco mais de dois anos após a morte de Maradona, Pelé faleceu após um mês internado por conta de um câncer no cólon

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Morte de Pelé: relembre a rivalidade do Rei do Futebol com Maradona - Metrópoles
1 de 1 Morte de Pelé: relembre a rivalidade do Rei do Futebol com Maradona - Metrópoles - Foto: Reprodução

Edson Arantes do Nascimento, Pelé, morreu nesta quinta-feira (29/12), após complicações por conta de um câncer no cólon. Conhecido como o melhor jogador da história do futebol, o Rei conviveu com inúmeras comparações com Diego Armando Maradona, astro argentino e que faleceu em novembro de 2020.

Após a morte de Pelé, agora resta ao mundo da bola, a lembrança de dois dos maiores nomes do futebol mundial. Confira, a seguir, comparações das carreiras nas seleção e nos clubes dos gênios do esporte:

0

Copas do Mundo

Pelé conquistou três Mundiais com a camisa do Brasil. O Rei levantou os canecos em 1958, 1962 e 1970. Além de ser fundamental na conquista das três taças, Pelé tinha uma trupe de craques que o ajudaram: nomes como Garrincha, Jairzinho, Tostão e Rivelino auxiliaram o Rei a colocar três estrelas na camisa canarinho.

Na primeira conquista do torneio mais importante do mundo, o Rei tinha apenas 17 anos e 249 dias. Naquela ocasião, o craque marcou dois tentos na final contra a Suécia, na goleada por 5 x 2, e foi um dos protagonistas na conquista do primeiro título brasileiro.

Já os argentinos defendem que Maradona conquistou praticamente sozinho a Copa de 1986 no México. O camisa 10 enfileirou gigantes do futebol na campanha quase perfeita de seis vitórias em sete jogos e elevou o nome da Argentina no cenário mundial.

Durante a conquista, o argentino fez uma das grandes exibições da competição durante uma partida contra a Inglaterra. Foi, neste jogo, em que o El Pibe marcou o mundo do futebol com o gol de mão, que foi apelidado pelo próprio de “la mano de Diós (a mão de Deus)”.

O camisa 10 ainda balançou as redes após driblar inúmeros adversários, em um tento é considerado um dos mais bonitos da Copa do Mundo até os dias de hoje.

O Rei marcou 77 gols em 92 partidas oficiais pela Seleção. Já Maradona fez 34 gols em 91 compromissos com a Argentina.

Clubes

Pelé defendeu apenas dois times na carreira: o Santos e o Cosmos FC, momentos antes de se aposentar. O Rei foi campeão brasileiro, da Libertadores, além de inúmeros títulos com a camisa do time brasileiro.

Maradona defendeu Boca Juniors, Barcelona, Napoli, Newell’s Old Boys e encerrou a carreira no Boca. Ao longo da carreira, Maradona conquistou um campeonato argentino com o Boca. Conquistou títulos com na Espanha, com o Barcelona, como Copa do Rei e o campeonato espanhol em 1983. Com o Napoli ganhou duas vezes o campeonato italiano, em em 1986 e 1989.

O número de gols de Pelé divergem a depender da fonte, por conta dos amistosos daquela época, que eram muito comuns. Entretanto, o craque tem, registrado no livro dos recordes, 1283. Já Maradona, conta com 345 tentos em toda a sua carreira.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?