Maradona 60 anos: afinal, dá para o argentino competir com Pelé?

Na data do aniversário de seis décadas de Diego Armando, comparamos as carreiras e histórias de vida das duas lendas do futebol

atualizado 30/10/2020 0:57

AFP/ Reprodução

Uma semana após Pelé completar 80 anos, Diego Armando Maradona faz 60 anos de vida. Completando seis décadas de existência nesta sexta-feira (30/10), o que não faltam são histórias na carreira do craque argentino.

E quem foi melhor, Pelé ou Maradona? Se os números do Rei dentro de campo são superiores aos do hermano, veja fatos que alimentam ainda mais a rivalidade entre os dois gênios do futebol mundial.

Ganhou sozinho?

Pelé conquistou três Copas do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira. Mas há quem diga que o Rei foi mais bem assistido na trinca de títulos mundiais do Brasil do que Maradona na Copa de 1986. Nomes como Garrincha, Rivelino, Tostão, Gérson e Jairzinho auxiliaram Pelé nas conquistas do tricampeonato mundial.

Mas também há quem defenda que Maradona conquistou “sozinho” o Mundial no México. Com uma campanha irretocável, a Argentina venceu seis de sete partidas e sagrou-se campeã sob a batuta de Dieguito. Se Pelé é considerado o Rei do futebol e contou com mais ajudantes de luxo, Maradona foi o grande nome da conquista da Copa de 1986 e ainda contou com “a mão de Deus”, como ele mesmo diz.

Maradona “Eterno”

A fama do Rei Pelé não ficou restrita apenas aos campos. O brasileiro se aventurou em vários setores além das quatro linhas, como no cinema. O Rei fez participações e atuou em diversas películas na sétima arte. Mas e Maradona?

Se Pelé teve o filme Pelé Eterno feito em sua homenagem, Dieguito não ficou para trás. Em 2019, o diretor Asif Kapadia lançou um documentário que narra períodos da vida do craque. O filme Diego Maradona mostra, em grande parte, a passagem do meia pelo Napoli, de 1984 a 1991.

A obra também retrata momentos distintos na vida do ex-jogador, como a infância pobre e o problema com drogas. E você sabia que El Pibe já foi homenageado em uma entrega de Oscar?

Em 2014, o diretor italiano Paolo Sorrentino subiu ao palco para receber o prêmio de melhor filme estrangeiro com A Grande Beleza. O argentino estava na lista de agradecimento do italiano, que foi convidado pela Netflix para dirigir um filme sobre a vida de Maradona.

Igreja

E você também sabia que Maradona é deus na Argentina e tem até religião por lá?

Em 1998, três fãs de Dieguito criaram a Igreja Maradoniana, em Rosário, na Argentina. Os fieis se reúnem semanalmente em todo o mundo. Eles até comemoram o Natal de forma antecipada, sempre no dia 30 de outubro, data do aniversário de Maradona.

Os membros podem ingressar na igreja através do twitter @igmaradoniana .

Vídeos
Últimas notícias