metropoles.com

Libertadores no SBT: o que esperar da emissora baseado no histórico?

A emissora de Silvio Santos transmitirá as partidas do campeonato na TV aberta para as temporadas de 2020 a 2022 e deve investir pesado

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/SBT
SBT Libertadores
1 de 1 SBT Libertadores - Foto: Divulgação/SBT

Fechado com a Conmebol para transmitir os jogos da Copa Libertadores de 2020 a 2022 em TV aberta, o SBT corre agora para reforçar seu time esportivo. A tendência é que o narrador formado na casa, Téo José, seja a voz principal das jornadas.

Embora haja certa expectativa por parte do torcedor sobre a qualidade das transmissões esportivas, o SBT conta com um histórico de peso na área. Desde a Olimpíada de 1984 até o Flamengo x Fluminense em julho de 2020, a emissora de Silvio Santos costuma emplacar bons nomes e números (veja abaixo).

O SBT terá o direito de transmitir dois jogos por rodada, sempre às quartas-feiras no horário das 21h30 (de Brasília). A emissora vai herdar as partidas que a Globo já havia escolhido previamente, antes de romper o seu contrato com a Conmebol. O primeiro duelo será entre Bolívar x Palmeiras, na quarta (16/9), às 21h30.

O histórico do SBT em transmissões esportivas

Olimpíada de 1984
Ainda como novato na área, o SBT deu os primeiros passos no esporte nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A emissora apostou em boletins diários e reportagens para ganhar visibilidade.

Copa do Mundo 1986
Dois anos após se destacar na cobertura – que não foi transmitida ao vivo – dos Jogos de Los Angeles, o SBT investiu ainda mais em esporte e estabeleceu uma parceria com a TV Record para exibir a Copa do Mundo no México. Na ocasião, Silvio Luiz, então funcionário da Record, era o nome principal da equipe.

Brasileirão de 1987
O SBT transmitiu com exclusividade a final do Campeonato Brasileiro de 1987, entre Sport e Guarani, com narração de Ivo Morganti, comentários de Clodoaldo e reportagens de Jorge Kajuru. A emissora transmitiu os jogos do Módulo Amarelo e, um ano depois, as partidas do quadrangular final do Campeonato Brasileiro em 1988.

Olimpíada de 1988
O SBT participou do pool de TVs brasileiras e transmitiu os Jogos de Seul com Globo, Bandeiras e Manchete. O programa Momentos Olímpicos ajudou ainda mais a emissora a reforçar sua marca no meio esportivo.

Copa do Mundo de 1990
O SBT também transmitiu a Copa do Mundo de 1990 em conjunto com outras emissoras. Dessa vez, no entanto, atuou com equipe própria (não fez parceria com a Record) e contou com um time de craques com Luiz Alfredo, Emerson Leão, Sócrates e Telê Santana.

Copa do Mundo de 1994
O investimento para o Mundial nos Estados Unidos começou um ano antes, quando o SBT transmitiu jogos das Eliminatórias. Na Copa, dividiu a transmissão com outras emissoras. O time de locutores foi formado por Luiz Alfredo, Carlos Valadares e Osmar de Oliveira e os comentaristas eram Telê Santana, Orlando Duarte, Carlos Alberto Torres (capitão do tri em 1970) e Antero Greco. Nesse ano, o SBT se destacou pelo “amarelinho”, o mascote (uma bolinha amarela) das transmissões dos jogos do Brasil na emissora.

Copa do Brasil de 1995
Esse foi o ano em que o SBT lançou Téo José na narração esportiva e registrou uma audiência de 52 pontos – um dos maiores da sua história – com a Final da Copa do Brasil entre Grêmio e Corinthians, em 1995.

Paulistão de 2003
O investimento do SBT em esporte começou a minguar a partir dos anos 2000. Transmissões do Campeonato Paulista (2003) e jogos avulsos (como o Fla x Flu de 2020), além de programas estaduais, passaram a ser as únicas inserções.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?