metropoles.com

Jogador x Cartola FC: fantasy game do Brasileirão rende frases polêmicas

A pontuação no jogo virtual tem se tornado uma nova espécie de avaliação dos jogadores, algo que existia no passado, mas caiu em desuso

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Símbolo do Cartola FC
1 de 1 Símbolo do Cartola FC - Foto: Divulgação

O Campeonato Brasileiro 2020 teve apenas quatro rodadas disputadas, mas uma pressão por parte dos torcedores já tem incomodado jogadores. O fantasy game Cartola FC, promovido pela Rede Globo desde 2004, virou febre e a cobrança dos participantes tem chegado aos ouvidos dos atletas.

O game se baseia em dar pontuação aos scouts dos jogadores durante os jogos oficiais: finalização, desarme e gols são alguns dos itens que rendem pontos. O desempenho abaixo do esperado pelos “cartoleiros” costuma render uma enxurrada de críticas nas redes sociais.

Na última quinta-feira (20/8), o atacante Marinho se manifestou sobre o assunto. Autor do gol da vitória por 1 x 0 sobre o Sport, em Recife, o atacante do Santos respondeu a alguns seguidores. “Não jogo para pontos no Cartola. Serei cobrado pelo trabalho e não por esse App. Grato e obrigado pela compreensão”, esclareceu Marinho.

Na mesma semana, outro atacante que marcou gol na rodada também desabafou contra o game. Jô, do Corinthians, perdeu dois pênaltis diante do Coritiba, foi alvo de brincadeiras e ironias e respondeu nas redes sociais. “Fala, galera. Agradeço a todos pelo apoio e pela torcida. Sou muito grato mesmo. Agora, sobre o Cartola, eu não entro em campo para fazer ponto em Cartola. Eu entro para jogar e fazer o melhor para minha equipe. Então, peço respeito nessa questão. Aceito qualquer tipo de crítica, mas quero respeito, pois estou sempre dando o meu melhor”, escreveu Jô.

A pontuação no Cartola FC tem se tornado uma nova espécie de avaliação dos jogadores, algo que existia no passado, mas caiu em desuso nas páginas esportivas. As notas de 0 a 10 sempre foram motivo de polêmica e de rodas de discussão entre os próprios atletas.

Reclamação antiga

A aversão de alguns jogadores ao Cartola FC não é atual. Em 2017, por exemplo, o Estado de S.Paulo trouxe vários depoimentos de atletas que não estavam satisfeitos com os rumos das cobranças. “A gente ganha e vem torcedor xingar e te cobrar o motivo de você não ter ido bem no Cartola. Pô, vai comemorar a vitória do time”, desabafou um lateral-direito que não quis se identificar à época.

Assim como há críticos, também existem jogadores que gostam do Cartola FC. O lateral Victor Ferraz, que em 2017 vestia a camisa do Santos, admitiu que curtia o game e até jogava.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?

Notificações