metropoles.com

Jô marca e Corinthians bate a Chapecoense fora de casa no Brasileirão

Atacante marcou no segundo tempo e deu a vitória ao time paulista após três empates seguidos na competição nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Twitter/Corinthians
Corinthians vence a Chapecoense
1 de 1 Corinthians vence a Chapecoense - Foto: Twitter/Corinthians

Após três empates seguidos, o Corinthians, enfim, voltou a vencer no Campeonato Brasileiro ao bater a Chapecoense por 1 x 0, nesta quinta-feira, na Arena Condá, em Chapecó. O resultado leva a equipe agora à décima posição, com 14 pontos. O time catarinense estacionou nos quatro pontos, na 19ª e penúltima colocação da tabela.

Sob o comando do técnico Sylvinho, o Corinthians é uma equipe sem brilho, mas equilibrada e consistente. Assim, já são seis rodadas de invencibilidade – a última derrota foi no dia 16 do mês passado, diante do Red Bull Bragantino.

Justamente por causa dessa falta de brilho que o placar desta quinta-feira foi apertado. A Chapecoense não ofereceu resistência ao Corinthians, que se tivesse forçado mais o jogo poderia ter marcado dois ou três gols para vencer com tranquilidade.

O primeiro tempo foi todo do Corinthians, com mais de 70% de posse de bola. Mas, assim como já vinha ocorrendo com a equipe nas últimas rodadas, faltava força para superar a linha defensiva do adversário. Sem que Jô fosse acionado com frequência, o Corinthians era facilmente marcado pelos defensores da Chapecoense.

Tanto é que a primeira chance clara de gol da equipe surgiu apenas aos 30 minutos, com Mateus Vital, que chutou por cima da meta. Depois, o time só voltou a assustar a Chapecoense já nos acréscimos, aos 47. Vitinho bateu de primeira para boa defesa do goleiro.

Contra um adversário frágil, preocupado apenas em se defender, o Corinthians foi pragmático e pouco se arriscou. A equipe não usou nem a receita básica de partidas contra times retrancados, que é apostar nos chutes de fora da área

O lateral-direito Fagner, por exemplo, pouco apareceu no ataque. A ausência de jogadas de profundidade, inclusive, foi um dos principais motivos para que a equipe tivesse tanta dificuldade para abrir espaços no meio da defesa catarinense.

No segundo tempo, a Chapecoense voltou um pouco melhor, com a marcação mais alta. Em um vacilo de Fábio Santos aos cinco minutos, coube ao goleiro Cássio salvar o Corinthians de ser surpreendido.

Mas esse lance foi exceção. O domínio das ações ofensivas continuou com o Corinthians, que chegou ao gol aos 14 minutos em um lance típico de centroavante que costuma não vacilar quando lhe é oferecida uma chance de gol. Após cruzamento de Gustavo Mosquito, Gabriel não conseguiu dominar a bola, que sobrou para Jô. O atacante se livrou da marcação com um giro e bateu forte para o fundo da rede.

Mesmo afundada na zona do rebaixamento e precisando da vitória para respirar um pouco mais aliviada, a Chapecoense não mudou de postura após sofrer o gol. A equipe catarinense continuou dedicando-se quase que exclusivamente à defesa, sem incomodar Cássio.

Neste cenário, o segundo gol do Corinthians quase saiu aos 28 minutos. Após passe de Marquinhos na área, Gustavo Mosquito acabou parando no goleiro da Chapecoense.

Nos minutos finais, quem passou a ficar na defesa foi o Corinthians. A Chape até tentou pressionar, mas o time não tinha força e qualidade e amargou mais uma derrota.

FICHA TÉCNICA:

CHAPECOENSE 0 x 1 CORINTHIANS

CHAPECOENSE – João Paulo; Matheus Ribeiro, Ignácio, Felipe Santana e Ezequiel (Foguinho); Alan Santos (Fernandinho), Anderson Leite, Lima, Baxola (Ravanelli, depois Anselmo Ramon) e Fabinho (Geuvânio); Perotti. Técnico: Jair Ventura.

CORINTHIANS – Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Cantillo (Xavier), Gabriel, Vitinho, Mateus Vital (Marquinhos) e Mosquito (Adson); Jô. Técnico: Sylvinho.

GOL – Jô, aos 14 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Ravanelli, Fernandinho e Anderson Leite.

ÁRBITRO – Ricardo Marques Ribeiro (MG).

RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.

LOCAL – Arena Condá, em Chapecó (SC).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?