metropoles.com

“Imbecil” e “machista”: a repercussão da fala de Renato Gaúcho

“Se bobear, até uma mulher grávida faria gol no Grêmio hoje”, disse o técnico do Grêmio após a derrota do time para o Flamengo

atualizado

Compartilhar notícia

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Gremio x Flamengo
1 de 1 Gremio x Flamengo - Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O Grêmio foi derrotado pelo Flamengo na última quarta-feira (23/10/2019), por 5 x 0, e acabou eliminado da Copa Libertadores 2019. Na coletiva de imprensa após a partida, o treinador do tricolor, Renato Gaúcho, proferiu a seguinte frase: “Se bobear, até uma mulher grávida faria gol no Grêmio hoje”, referindo-se à quantidade de gols que o time sofreu.

A repercussão dessa declaração, como era de se esperar, foi bastante negativa. O blog Dibradoras publicaram uma matéria saindo em defesa às mulheres e argumentaram: “A gente acredita que (uma mulher grávida) faria mesmo (gol no Grêmio), não pela atuação ruim da equipe gremista no Maracanã, mas porque a força que existe dentro de uma mulher grávida é imensa.”

“A declaração totalmente absurda de Renato Gaúcho nos faz reafirmar que não é aceitável usar o gênero feminino como exemplo de fraqueza.”

Gabriela Moreira, jornalista, postou em seu Twitter uma foto dela grávida e jogando futebol, com a seguinte legenda: “Sim, é verdade que grávidas fazem gol. Fiz oito com essa barriga aí.”

Outra jornalista, Amanda Celio foi mais agressiva na análise do discurso do treinador:

Xará dela, a flamenguista Amanda Alves, grávida e que deve dar à luz a Athena a qualquer momento, falou com o jornal Extra, e também não teve medo de dar sua opinião sobre a infeliz afirmação de Renato Gaúcho a caracterizando como “preconceituosa e machista”.

“Ele acabou inferiorizando todas as mulheres, principalmente as grávidas. É óbvio que a gestação nos impõe algumas limitações físicas, especialmente na reta final, mas a grávida é uma guerreira. Carregar um bebê na barriga por nove meses não é nada fácil.”

No mesmo dia (quarta-feira), uma das melhores jogadoras do mundo e atual tetracampeã mundial pelos Estados Unidos, Alex Morgan anunciou estar grávida do seu primeiro filho, com o marido e jogador do LA Galaxy Serva Carrasco. Alguns usuários do Twitter rebateram a declaração do comandante tricolor com esta novidade sobre a atleta e também houveram outra reações na rede social. Confira:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?