“Imbecil” e “machista”: a repercussão da fala de Renato Gaúcho

"Se bobear, até uma mulher grávida faria gol no Grêmio hoje", disse o técnico do Grêmio após a derrota do time para o Flamengo

LUCAS UEBEL/GREMIO FBPALUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

atualizado 25/10/2019 18:32

O Grêmio foi derrotado pelo Flamengo na última quarta-feira (23/10/2019), por 5 x 0, e acabou eliminado da Copa Libertadores 2019. Na coletiva de imprensa após a partida, o treinador do tricolor, Renato Gaúcho, proferiu a seguinte frase: “Se bobear, até uma mulher grávida faria gol no Grêmio hoje”, referindo-se à quantidade de gols que o time sofreu.

A repercussão dessa declaração, como era de se esperar, foi bastante negativa. O blog Dibradoras publicaram uma matéria saindo em defesa às mulheres e argumentaram: “A gente acredita que (uma mulher grávida) faria mesmo (gol no Grêmio), não pela atuação ruim da equipe gremista no Maracanã, mas porque a força que existe dentro de uma mulher grávida é imensa.”

“A declaração totalmente absurda de Renato Gaúcho nos faz reafirmar que não é aceitável usar o gênero feminino como exemplo de fraqueza.”

Gabriela Moreira, jornalista, postou em seu Twitter uma foto dela grávida e jogando futebol, com a seguinte legenda: “Sim, é verdade que grávidas fazem gol. Fiz oito com essa barriga aí.”

Outra jornalista, Amanda Celio foi mais agressiva na análise do discurso do treinador:

Xará dela, a flamenguista Amanda Alves, grávida e que deve dar à luz a Athena a qualquer momento, falou com o jornal Extra, e também não teve medo de dar sua opinião sobre a infeliz afirmação de Renato Gaúcho a caracterizando como “preconceituosa e machista”.

“Ele acabou inferiorizando todas as mulheres, principalmente as grávidas. É óbvio que a gestação nos impõe algumas limitações físicas, especialmente na reta final, mas a grávida é uma guerreira. Carregar um bebê na barriga por nove meses não é nada fácil.”

No mesmo dia (quarta-feira), uma das melhores jogadoras do mundo e atual tetracampeã mundial pelos Estados Unidos, Alex Morgan anunciou estar grávida do seu primeiro filho, com o marido e jogador do LA Galaxy Serva Carrasco. Alguns usuários do Twitter rebateram a declaração do comandante tricolor com esta novidade sobre a atleta e também houveram outra reações na rede social. Confira:

Últimas notícias