metropoles.com

Homofobia na Copinha: árbitro para jogo 2 vezes e PM é acionada

Partida entre Sport e Audax-SP continuou após intervenções e terminou empatada por 0 x 0

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Túlio-goleiro-do-Sport
1 de 1 Túlio-goleiro-do-Sport - Foto: Reprodução/Twitter

O goleiro do Sport, Túlio, teve que conviver com os gritos de “bicha” a cada vez que cobrava um tiro de meta na partida contra o Audax-SP, na última quinta-feira (09/01/2020), em duelo pela Copa São Paulo de Juniores. A ação homofóbica de parte da torcida, porém, não passou despercebida e foi combatida pelo árbitro Thiago Luis Scarascati.

Conforme relatou em súmula após o empate por 0 x 0 entre os times – resultado que classificou o Sport para a segunda fase da Copinha –, Thiago paralisou a partida duas vezes e cobrou ações para findar os gritos preconceituosos. Na última delas, chegou a acionar a Polícia Militar no estádio. O sistema de som do estádio também tentou, sem sucesso, acabar com os gritos.

O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê a paralisação da partida e até a perda de pontos em casos como esse.

Veja o que o árbitro relatou na súmula da partida:

“Aos cinco minutos do segundo tempo paralisei a partida devido a torcida do Grêmio Osasco Audax E. C. entoar gritos homofóbicos “O BICHA”, quando o goleiro da equipe do Sport Club do Recife cobrava o tiro de meta, avisei então ambos os capitães bem como ambos os treinadores, o motivo da paralisação. O capitão da equipe do Grêmio Osasco pediu aos torcedores que não realizassem tal ato. Aos seis minutos e 30 segundos do segundo tempo ocorreu novamente a situação acima citada, paralisei novamente a partida e pedi ao policiamento a possibilidade de um suporte fora do campo para controlar a situação, nesse momento o sistema de som comunicou aos torcedores para que os atos fossem cessados, causando assim um efeito positivo aonde pudemos seguir o jogo até o seu fim”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?