Guia da Euro: saiba tudo sobre o torneio que começa nesta sexta-feira

Comemorando 60 anos, competição será disputada em 11 sedes e em meio à pandemia do novo coronavírus

atualizado 11/06/2021 0:18

Guilherme Prímola

Começa nesta sexta-feira (11/6) a Eurocopa 2020. Adiada por um ano devido ao surgimento da pandemia do novo coronavírus, a principal competição entre seleções do continente terá 11 sedes diferentes e Portugal defendendo o título.

O Metrópoles traz para você o Guia da Eurocopa: grupos, sedes, favoritos, craques e tudo que vai rolar no certame continental:

Torneio itinerante

Esta edição da Eurocopa terá uma característica diferente: a competição será disputada em 11 sedes diferentes. A abertura da competição, nesta sexta-feira (11/6), com a partida entre Turquia e Itália, será realizada em Roma.

A grande decisão do torneio está marcada para Londres, no dia 11 de julho, em Wembley. Veja todos os estádios e países que sediarão jogos do campeonato: Estádio Olímpico de Roma (Itália), Wembley (Inglaterra), Johan Cruijff Arena (Holanda), Estádio Olímpico de Baku (Azerbaijão), Arena Nationala (Romênia), Puskás Arena (Hungria), Parken Stadium (Dinamarca), Hampden Park (Glasgow, Escócia), Arena de Futebol de Munique (Alemanha), Saint Petersburg Stadium (Rússia) e Estádio La Cartuja (Espanha).

A UEFA deixa claro que a presença de público nos estádios depende estritamente dos governos locais, que devem adotar os protocolos de prevenção à Covid-19 correspondentes de cada país, mas recomenda o uso de máscaras nas partidas.

Grupos e formato

As 24 seleções foram divididas em seis grupos de quatro equipes. Ao fim das três rodadas da fase inicial, as duas primeiras de cada grupo avançam, com mais quatro melhores terceiros colocados. Na segunda fase, as 16 melhores equipes se enfrentam em jogos de ida até a final para decidir o campeão.

No grupo A, a Itália divide a chave com Turquia, País de Gales e Suíça. Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Rússia formam o grupo B. A Holanda encara Macedônia do Norte, Ucrânia e Áustria na terceira chave.

Vice-campeã do mundo em 2018, a Croácia tem Inglaterra, Escócia e República Tcheca pela frente no grupo D. Polônia, do artilheiro Robert Lewandowski, está no grupo E com Espanha, Suécia e Eslováquia. No grupo da morte, Portugal, atual campeão, encara Alemanha, França e Hungria.

Favoritos

Com uma de suas melhores gerações, Portugal vem para defender o título. Liderados Cristiano Ronaldo, os jovens e talentosos gajos vão em busca do bicampeonato europeu.

Veja a provável escalação de Portugal: Rui Patrício; Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Guerreiro; Danilo Pereira, Rúben Neves, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo. 

Vice-campeã em 2016, a França vem com a geração campeã do mundo em 2018 e quer se recuperar do segundo lugar na última edição. A grande novidade fica por conta da convocação de Karim Benzema.

Veja a provável escalação titular da França: Lloris; Pavard, Varane, Kimpembé e Lucas Hernández; Kanté, Pogba, Griezmann, Dembelé e Mbappé; Benzema. 

A Bélgica vem com um elenco semifinalista de Copa do Mundo e quer o título para coroar a safra de grandes jogadores que ajudaram a colocar a seleção no topo do ranking da Fifa. Romelu Lukaku e Kevin de Bruyne, em grande fase, são as grandes apostas belgas para o torneio.

A provável escalação da Bélgica tem: Courtois; Alderweireld, Vertonghen e Denayer; Thorgan Hazard, Witsel, Tielemans e Castagne; Eden Hazard, Lukaku e De Bruyne. 

Seleções tradicionais também prometem dar trabalho. É o caso da Inglaterra, liderada por Harry Kane e com nomes jovens como Phil Foden. A Alemanha também vem renovada e conta com jogadores da estirpe de Joshua Kimmich, Serge Gnabry e Tony Kross.

A Espanha sofre com um surto de Covid-19 e teve que convocar jogadores das seleções de base para compor o elenco. A tradicional Itália, que conta Ciro Immobile e os brasileiros Jorginho, Emerson e Rafael Tolói vem para dar trabalho.

Confira os jogos da primeira rodada da Eurocopa 2020:

Sexta-feira (11/6)
16h
Turquia x Itália
Sábado (12/6)
10h
País de Gales x Suíça
13h
Dinamarca x Finlândia
16h
Bélgica x Rússia
Domingo (13/6)
10h
Inglaterra x Croácia
13h
Áustria x Macedônia do Norte
16h
Holanda x Ucrânia
Segunda-feira (14/6)
10h
Escócia x República Tcheca
13h
Polônia x Eslováquia
16h
Espanha x Suécia
Terça-feira (15/6)
13h
Hungria x Portugal
16h
França x Alemanha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0

Vídeos
Últimas notícias