metropoles.com

Grêmio pede anulação do jogo com São Paulo e afastamento de Gaciba na CBF

Na prática, o Grêmio quer a anulação da partida por julgar que foi prejudicado pela arbitragem

atualizado

Compartilhar notícia

Após questionar a arbitragem do empate sem gols entre Grêmio e São Paulo, no sábado, a diretoria do time gaúcho ingressou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta terça-feira (20/10) com um pedido de impugnação da partida, válida pela 17ª rodada do Brasileirão. O clube pediu também o afastamento do presidente da Comissão da CBF, Leonardo Gaciba.

Na prática, o Grêmio quer a anulação da partida por julgar que foi prejudicado pela arbitragem. Para o time gaúcho, houve interferência decisiva na partida em quatro lances importantes: dois supostos pênaltis, não marcados; e duas expulsões, não concretizadas. O pedido foi encaminhado ao presidente do STJD, Otávio Noronha.

O Grêmio argumenta que houve reunião entre representante do São Paulo e da CBF na semana anterior ao jogo. Segundo o clube gaúcho, houve alteração no quadro de integrantes da arbitragem da partida após esta reunião. E que a mudança teria acontecido faltando poucas horas para o início do jogo.

Na Medida Inominada, em que pede a anulação da partida, o Grêmio faz dois questionamentos à CBF: “Qual foi/é a justificativa técnica para a alteração do árbitro do VAR?” e “Qual foi/é o embasamento nas normas e regulamentos pertinentes apto a justificar a alteração da equipe de arbitragem a partir de pedido unilateral de apenas 1 (um) dos clubes disputantes da partida faltando algumas horas para o início do jogo?”

No mesmo documento, o time de Porto Alegre pede à CBF para liberar arquivos de áudio da equipe de arbitragem durante o jogo, solicita informações sobre a reunião com integrantes do São Paulo e também sobre um possível pedido do rival para mudar a arbitragem.

Por fim, o clube pede o afastamento de Gaciba “caso o mesmo tenha participado da reunião com os representantes do São Paulo e até que os fatos sejam totalmente esclarecidos”.

Gaciba virou o centro das atenções nos últimos dias porque admitiu, em entrevista ao canal SporTV, que o VAR foi utilizado de forma equivocada na derrota do São Paulo para o Atlético-MG, no início de setembro. Foram estas declarações que teriam levado o time paulista a pedir reunião na CBF e solicitar a troca de arbitragem para o duelo com o Grêmio.

Assim como fez o Grêmio nesta terça, o São Paulo pediu a anulação da partida contra o Atlético-MG, na segunda-feira, também com o ingresso de uma Medida Inominada na CBF.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?