metropoles.com

França aposta na juventude para vencer a Austrália em estreia na Copa

Atual vice-campeã da Eurocopa, seleção comandada por Didier Deschamps tem segunda menor média de idade desta Copa: 26 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Robert Cianflone/Getty Images
France Training Session – 2018 FIFA World Cup Russia
1 de 1 France Training Session – 2018 FIFA World Cup Russia - Foto: Robert Cianflone/Getty Images

Duas décadas após seu único título em Copa do Mundo, a França inicia neste sábado (16/6) a caminhada pelo bi. Os atuais vice-campeões da Eurocopa enfrentam a Austrália na Arena Kazan, na cidade homônima, na Rússia, às 7h. Para começar a campanha com vitória, a equipe comandada pelo técnico Didier Deschamps aposta na juventude: tem a segunda menor média de idade do Mundial, 26 anos, atrás apenas da Nigéria (25,9).

Um dos principais trunfos franceses é o atacante Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain. O jogador de 19 anos sentiu dores no tornozelo durante a semana e preocupou torcedores, mas vai debutar em Mundiais neste sábado.

Além dele, Deschamps deve utilizar outros jovens na equipe titular. Entre eles, os laterais direito Benjamin Pavard, 22, do Stuttgart (Alemanha), e esquerdo Lucas Hernández (Atlético de Madri), 22; o volante Corentin Tolisso (Bayern de Munique), 23, e o atacante Ousmane Dembelé (Barcelona), 21.

Australianos
O técnico holandês Bert van Marwijk, da seleção da Austrália, admitiu favoritismo dos franceses. Vice-campeão mundial em 2010 com seu país natal, o treinador confia, porém, que o trabalho dele e do elenco possam diminuir a diferença entre as equipes.

“Se jogarmos dez vezes contra a França, talvez nós perderíamos oito ou nove jogos. Trabalhamos duro para chegar em uma situação em que sofreríamos só cinco ou seis derrotas, com algumas vitórias nossas e empates. Também é preciso ter um pouco de sorte”, disse.

Apesar da estreia difícil, o holandês manifestou otimismo para a participação australiana no Grupo C do Mundial. “Trabalhamos muito duro neste novo sistema nosso e todos estão familiarizados já. Todo mundo sabe exatamente o que deve fazer e estamos prontos para a França. Viemos aqui com o objetivo de passar de fase”, afirmou. O técnico ocupa esse cargo desde janeiro.

Tim Cahill

O veterano Tim Cahill não deve começar como titular da Austrália, mas pode se igualar a quatro jogadores que fizeram gols em quatro Mundiais diferentes — Pelé, os alemães Uwe Seeler e Miroslav Klose e o português Cristiano Ronaldo, que marcou três vezes contra a Espanha nessa sexta-feira (16).

O meio-campista não trata essa possibilidade como meta, mas reconhece o tamanho do feito e prometeu que vai tentar. “Entrar no campo seria um passo, mas fazer um gol seria incrível. Pessoas sonham em marcar pelo menos uma vez em uma Copa, mas me juntar a esses jogadores nessa lista seria algo sem preço. Se eu for a campo, vou me certificar de tentar fazer algo acontecer”, comentou o jogador de 38 anos, que marcou cinco gols em três Copas do Mundo até aqui: dois em 2006, um em 2010 e dois em 2014.

No outro jogo do Grupo C, o Peru enfrenta a Dinamarca em Saransk, às 13h. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?