metropoles.com

Flamengo x Santos no Maracanã: girassóis serão alerta sobre suicídio

Cada uma das 66 crianças que entrarão com os jogadores estará com uma flor símbolo da campanha “Na Direção da Vida – Depressão Sem Tabu”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Girassois-no-Largo-da-Batata
1 de 1 Girassois-no-Largo-da-Batata - Foto: Reprodução/Twitter

Além da luta pela liderança do Campeonato Brasileiro neste sábado (14/09/2019), Flamengo e Santos irão se empenhar numa batalha por uma causa ainda maior: alertar sobre o suicídio. Rubro-negros e alvinegros usarão o amarelo para divulgar a campanha “Na Direção da Vida – Depressão Sem Tabu”.

Cada uma das 66 crianças que acompanharão os jogadores do Flamengo e do Santos durante o protocolo que antecede a partida entrará em campo segurando um girassol, flor que é o símbolo da campanha. A iniciativa faz parte do movimento mundial Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio.

Após a reprodução do Hino Nacional, as flores serão entregues aos torcedores pelas crianças, que também vestirão camisetas estampadas com o nome da campanha e sua hashtag, #DepressaoSemTabu.

A partida entre Flamengo e Santos no Estádio Maracanã neste sábado vale o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Com 39 pontos, o time carioca lidera a competição, mas tem o alvinegro paulista logo atrás, com 37.

Depressão, suicídio e homens
De acordo com o movimento “Na Direção da Vida – Depressão Sem Tabu”, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e os transtornos de humor, entre os quais a depressão se destaca.

Atualmente, o Brasil apresenta a maior prevalência de depressão da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): o problema afeta 5,8% da população, uma taxa superior à média global, que é de 4,4%. Isso significa que quase 12 milhões de brasileiros enfrentam a doença, o que equivale à população inteira de uma metrópole como São Paulo, por exemplo.

Os números elevados da depressão no País também acompanham a escalada do suicídio no território nacional. Enquanto o número de pessoas que tiram a própria vida diminui mundo afora, o Brasil vai na contramão do cenário global. Por aqui, a taxa de suicídio entre os adolescentes de 10 a 19 anos, por exemplo, aumentou 24% entre os anos de 2006 e 2015, considerando os moradores das maiores cidades brasileiras.

A campanha
Com apoio de músicos, esportistas e celebridades, a campanha “Na Direção da Vida” propõe um diálogo franco sobre o assunto com toda a sociedade. Conduzida pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), pela Upjohn (divisão focada em doenças crônicas não-transmissíveis), pela área de Medicina Interna da Pfizer e com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV), a iniciativa traz ações presenciais e digitais para combater os estigmas associados à depressão.

Ao dialogar com o paciente e também com seu entorno, a campanha tem o propósito de contribuir para a construção de um ambiente social com mais informações sobre o tema e menos tabus. Assim, a partir de uma atmosfera de confiança e acolhimento, espera-se que o paciente se sinta à vontade para falar sobre a doença, seja estimulado a buscar ajuda e acredite que é possível vencer o problema.

Ao longo do mês de setembro, o girassol tem norteado as várias atividades da campanha. Pelas redes sociais, os internautas foram desafiados a postar o ícone do girassol em suas páginas para sinalizar aos seus amigos que estão dispostos a falar de #DepressãoSemTabu.

Além disso, personalidades gravaram depoimentos pessoais para relatar o enfrentamento do problema e encorajar a busca por ajuda. E, em São Paulo, um grande labirinto de girassóis que reproduz a jornada de um paciente com depressão foi montado no meio do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, para convidar o público a conhecer esse universo de perto e a desmistificar a questão. Afinal, empatia e informação são sempre a melhor saída.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?