metropoles.com

Fim do 1º turno: Brasileirão se divide em 3 blocos com Flamengo líder

Saiba tudo o que rolou na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro e veja pelo que o seu time irá brigar na metade final

atualizado

Compartilhar notícia

Alexandre Vidal/Flamengo
Jorge-Jesus2
1 de 1 Jorge-Jesus2 - Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

A 19ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou na noite desse domingo (15/09/2019) com o São Paulo perdendo a grande chance de encostar novamente nos líderes. O empate por 1 x 1 contra o CSA no encerramento do 1º turno empurrou o Tricolor para fora do G4, o que o mantém com o rótulo de “azarão” em relação ao título.

Após os 10 jogos disputados no fim de semana, o término do 1º turno do Brasileirão destaca a tabela em três blocos bem definidos: Flamengo (42), Palmeiras (39) e Santos (37) compõem o dos favoritos na briga pelo título; Internacional (33), Corinthians (32), São Paulo (32), Bahia (31), Grêmio (28), Atlético-MG (27), Botafogo (27) e Athletico-PR (26) são fortes candidatos a disputa até o final por uma vaga no G6; e do Vasco (12º) para baixo, o sinal de alerta está mais do que ligado contra o rebaixamento.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro após o término da 19ª rodada

Para saber como esse cenário ficou desenhado, o Metrópoles preparou um resumo do que aconteceu de mais importante no fim de semana do Campeonato Brasileiro.

Flamengo 1 x 0 Santos (sábado, no Maracanã)
O duelo que abriu os trabalhos na 19ª rodada foi exatamente o que definiu o título simbólico do 1º turno do Brasileirão. Então líder e vice-líder do Nacional, Flamengo e Santos levaram a sério o “troféu” da primeira metade da competição. A tensão provocou mais erros do que as equipes costumam apresentar, mas não o suficiente para atrapalhar a pontaria do artilheiro da competição. Gabigol marcou o gol da vitória do time carioca por 1 x 0 ainda na primeira etapa, o 16º dele na competição. Com a derrota, o Santos acabou perdendo a segunda posição para o Palmeiras.

Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro (sábado, no Allianz Parque)
Após um período de crise, o qual resultou na troca de comando de Felipão para Mano Menezes, o Palmeiras reencontrou o equilíbrio e engatou a terceira vitória consecutiva. No sábado (14/09/2019), bateu o Cruzeiro por 1 x 0, e passou o Santos na classificação. Agora é o vice-líder, somente três pontos atrás do Flamengo.

Chapecoense 1 x 2 Vasco (sábado, na Arena Condá)
Depois de duas derrotas – a última delas em casa para o Bahia –, o Vasco conseguiu a reabilitação no Campeonato Brasileiro ao vencer a Chapecoense, por 2 x 1, no sábado (14/09/2019) à noite. O time carioca chegou aos 23 pontos, em 12º lugar. A Chapecoense continua com 14 pontos, na vice-lanterna, e promete apresentar um novo técnico nesta segunda-feira (16/09/2019). 

 

Ver essa foto no Instagram

 

O torcedor vascaíno é o melhor do mundo! Talles Mágico. . ? @bibliavascainaa #VascoDaGama

Uma publicação compartilhada por Vasco (@vascodagama) em

Ceará 0 x 0 Botafogo (sábado, no Castelão)
Com uma postura cautelosa, o Botafogo segurou o empate sem gols com o Ceará no último jogo do sábado (14/09/2019). O time carioca chegou aos 27 pontos, a três da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. O Ceará, que foi para o seu quinto jogo sem vitória, ficou estacionado nos 22 pontos, ainda com uma certa distância da zona de rebaixamento.

Atlético-MG 1 x 3 Internacional (domingo, no Independência)
O Atlético-MG perdeu força na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro a parece não se encontrar mais. Na manhã de domingo (15/09/2019), mesmo jogando em casa, diante de um Independência lotado, a equipe mineira foi derrotada pelos reservas do Internacional, por 3 x 1, e somou a quinta derrota consecutiva na competição. Já o time Colorado, finalista da Copa do Brasil deste ano, mostrou a força do elenco e que irá brigar entre os líderes até o final.

Athletico-PR 0 x 1 Avaí (domingo, na Arena da Baixada)
O Avaí surpreendeu até o torcedor mais otimista e conquistou sua segunda vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Athletico-PR pelo placar de 1 x 0, fora de casa, no domingo (15/09/2019) pela manhã. O time catarinense superou os reservas da equipe paranaense, que está focada na decisão da Copa do Brasil, contra o Internacional. O Furacão se mantém no meio da tabela e vê a briga para chegar à Libertadores via Nacional ficar mais complicada.

Fluminense 1 x 0 Corinthians (domingo, no Mané Garrincha)
Fluminense e Corinthians ignoraram o forte calor e o clima seco de Brasília ao protagonizarem um jogo bastante animado no Mané Garrincha. Em situações adversas na tabela do Brasileirão, as duas equipes viam na partida desse domingo (15/09/2019) uma chance de se firmar no objetivo da temporada: os paulistas de se manterem na briga pelo título da competição e os cariocas de se livrarem do rebaixamento à Série B. Ninguém esperava, porém, que a partida, vencida pelo Fluminense por 1 x 0, fosse decidida em uma falha clamorosa do goleiro Cássio. o frango do goleiro corintiano frustou os planos do time paulista, que ficou fora do G4 no término do turno. Já o Tricolor deixou a zona de rebaixamento.

Bahia 1 x 1 Fortaleza (domingo, na Arena Fonte Nova)
O Bahia encerrou a série de três vitórias seguidas e perdeu a chance de fechar o primeiro turno dentro do G6 do Campeonato Brasileiro. Na tarde de domingo (15/09/2019), o time de Salvador saiu atrás no placar, mas buscou o empate por 1 x 1 com o Fortaleza, na Arena Fonte Nova, pela 19ª rodada. O resultado não era o que as equipes esperavam, mas também não causou grande prejuízo. O Bahia se manteve na sétima colocação e o Fortaleza distante quatro pontos da zona de rebaixamento.

Grêmio 3 x 0 Goiás (domingo, na Arena do Grêmio)
No dia em que completou 116 anos, o Grêmio precisou de apenas um tempo para decretar a vitória sobre o Goiás. Em tarde inspirada nesse domingo (15/09/2019), o time comandado por Renato Gaúcho fez os três gols da vitória por 3 x 0 ainda na primeira etapa. A vitória recoloca o Tricolor gaúcho em condições de brigar por uma vaga na Libertadores em 2020. Já o Goiás, que somou a terceira derrota consecutiva, se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento: é o 15º, com 21 pontos. 

São Paulo x CSA (domingo, no Morumbi)
Reforçado de Pablo, Pato e Hernanes, o São Paulo vivia a expectativa de reencontrar o caminho das vitórias após três rodadas sem vencer, mas foi surpreendido pela aplicação do CSA. No encerramento da rodada e do turno, o Tricolor por pouco não deixou o Estádio Morumbi com derrota nesse domingo (15/09/2019), mas conseguiu achar um gol aos 41 minutos do segundo tempo para empatar por 1 x 1. Com o resultado, caiu para a sexta colocação, com 32 pontos. Já o time alagoano volta para casa com um ponto somado e a esperança de que pode deixar a zona de rebaixamento. Agora com 16 pontos, está a dois de deixar o grupo dos quatro últimos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?