metropoles.com

Fim de moda? Sem Sá Pinto, Brasileirão acaba ano com só 2 técnicos gringos

Sete clubes da Série A apostaram em treinadores estrangeiros na temporada, nove comandantes diferentes foram usados, mas terminam em baixa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Cantini/Agência Galo, Rafael Ribeiro/Vasco, Alexandre Vidal/Flamengo e Ricardo Duarte/Internacional
Jorge Sampaoli, Ricardo Sá Pinto, Domènec Torrent e Eduardo Coudet
1 de 1 Jorge Sampaoli, Ricardo Sá Pinto, Domènec Torrent e Eduardo Coudet - Foto: Bruno Cantini/Agência Galo, Rafael Ribeiro/Vasco, Alexandre Vidal/Flamengo e Ricardo Duarte/Internacional

O sucesso do Flamengo do português Jorge Jesus em 2019 encantou o mercado brasileiro a ponto de ditar tendência imediata entre os clubes do país. Em 2020, sete clubes da Série A apostaram em técnicos estrangeiros, mas a maioria abandonou a moda antes do término do ano. O Vasco anunciou a demissão de Ricardo Sá Pinto nessa terça-feira (29/12) e, desta forma, o Brasileirão chegará a 2021 com apenas dois comandantes gringos: Abel Ferreira (Palmeiras) e Jorge Sampaoli (Atlético-MG).

Assim como o cruz-maltino fez na reta final de 2020, o próprio Flamengo – tido como a referência com Jesus – declinou da tendência estrangeira. Após a saída inesperada do português, em julho, o rubro-negro insistiu em um comandante de fora e contratou o espanhol Domènec Torrent. Pouco mais de três meses depois, mudou a rota e trocou o ex-auxiliar de Pep Guardiola pelo brasileiro Rogério Ceni.

O Botafogo foi um dos últimos a aderir ao movimento, mas rompeu com a ideia menos de um mês depois. Acertou com o argentino Ramón Diaz e, antes da estreia, o trocou pelo brasileiro Eduardo Barroca.

Veja a seguir os times da Série A que mexeram com o mercado estrangeiro no Brasil:

Internacional – Eduardo Coudet (Argentina)

O Internacional anunciou o argentino Eduardo Coudet em 16 de dezembro de 2019. O Colorado precisou esperar o treinador resolver pendências em seu país de origem para poder anunciá-lo e projetar o ano de 2020. Menos de um ano depois, porém, o argentino recebeu proposta do Celta, da Espanha, e deixou o clube. Sem muito tempo para encontrar um novo comandante, o Inter apostou no velho conhecido da torcida, o brasileiro Abel Braga.

Atlético-MG – Rafael Dudamel (Venezuela) e Jorge Sampaoli (Argentina)

O Atlético-MG se desfez de Vagner Mancini no fim de 2019 e decidiu contratar o venezuelano Rafael Dudamel, no dia 2 de janeiro de 2020. O Galo tirou o comandante da seleção de seu país, mas o demitiu apenas 10 jogos depois, no dia 27 de fevereiro. Em 1º de março, voltou a apostar em um gringo, desta vez no argentino Jorge Sampaoli, desejo antigo do clube. Ele segue até hoje.

Santos – Jesualdo Ferreira (Portugal)

Após perder o argentino Jorge Sampaoli no fim de 2019, o Santos repetiu a receita e contratou mais um estrangeiro para 2020: o português Jesualdo Ferreira. Ele foi anunciado pelo clube em 23 de dezembro de 2019, mas os resultados não agradaram à diretoria. No dia 5 de agosto, ele foi desligado do Peixe. Desta vez, o clube abandonou a moda gringa e apostou no brasileiro Cuca.

Flamengo – Jorge Jesus (Portugal) e Domènec Torrent (Espanha)

Ditador da moda ao fazer sucesso com o português Jorge Jesus, o Flamengo é mais um a abandoná-la menos de um ano depois. Em 17 de julho, Jesus acertou sua transferência para o Benfica. O rubro-negro precisou ir ao mercado e anunciou o espanhol Domènec Torrent, ex-auxiliar de Pep Guardiola, em 31 de julho. No dia 9 de novembro, o time carioca dispensa o espanhol e investe na contratação do brasileiro Rogério Ceni.

Vasco – Ricardo Sá Pinto (Portugal)

Após duas tentativas frustradas em 2020 – Ramon Menezes e Abel Braga -, o Vasco decidiu cruzar o Atlântico e buscar o português Ricardo Sá Pinto. Ele foi anunciado no dia 14 de outubro, mas o desempenho não melhorou. Nessa terça-feira (29/12), foi demitido com o time na zona de rebaixamento.

Palmeiras – Abel Ferreira (Portugal)

Após ser campeão paulista com o brasileiro Vanderlei Luxemburgo e se classificar para as oitavas de final da Libertadores com a melhor campanha da fase de grupos, o Palmeiras quis mudança. No dia 30 de outubro, decidiu entrar para o time dos técnicos estrangeiros e anunciou Abel Ferreira, que segue até hoje no comando.

Botafogo – Ramón Diaz (Argentina)

O Glorioso foi o time que menos tempo aderiu à moda gringa. Depois de insucessos com Alberto Valentim, Paulo Autuori e Bruno Lazaroni, o time decidiu contratar o argentino Ramón Diaz, no dia 5 de novembro. O comandante, porém, se recuperava de uma cirurgia e só poderia se apresentar em dezembro. No dia 27 de novembro, o clube decidiu desligá-lo, antes mesmo da estreia. No mesmo dia, anunciou o brasileiro Eduardo Barroca, que segue até hoje.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?