metropoles.com

Fim da temporada: hegemonia e rara competitividade nas ligas europeias

Com o passar dos anos, a evolução dos grandes clubes torna as competições cada vez mais desiguais, tornando-as, de certa forma, previsíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Daniele Badolato – Juventus FC/Juventus FC via Getty Images
Juventus
1 de 1 Juventus - Foto: Daniele Badolato – Juventus FC/Juventus FC via Getty Images

Com a última rodada do Campeonato Italiano neste fim de semana (1 e 2/8), as principais ligas europeias encerram a temporada 2019/20 e a hegemonia de títulos impressiona mais a cada edição. E, com o passar dos anos, a evolução dos grandes clubes torna as competições cada vez mais desiguais, tornando-as, de certa forma previsíveis, tendo sempre os mais ricos e com elencos mais estrelados brigando pelo topo.

5 imagens
Os Galáticos conquistaram seu 34º título da La Liga na temporada 2019/20
A Juventus conquistou seu 9º título consecutivo do Campeonato Italiano
O Liverpool ergueu seu 19º troféu
O PSG conquistou seu 9º título e, junto ao Monaco, é o 2º time que mais venceu a Liga Francesa
1 de 5

O Bayern de Munique soma 29 títulos da Bundesliga

Stuart Franklin/Getty Images
2 de 5

Os Galáticos conquistaram seu 34º título da La Liga na temporada 2019/20

Ricardo Nogueira/Eurasia Sport Images/Getty Images
3 de 5

A Juventus conquistou seu 9º título consecutivo do Campeonato Italiano

Valerio Pennicino/Getty Images
4 de 5

O Liverpool ergueu seu 19º troféu

Laurence Griffiths/Getty Images
5 de 5

O PSG conquistou seu 9º título e, junto ao Monaco, é o 2º time que mais venceu a Liga Francesa

Jean Catuffe/Getty Images

Na Itália, a Juventus conquistou sem nono título consecutivo antecipadamente e o 35º da sua história. Na lista dos campeões da competição, a Velha Senhora é líder com folga. O Milan e a Inter de Milão estão atrás com apenas 18 títulos cada.

Outra supremacia que impressiona é o Real Madrid, na La Liga. Os Galáticos, campeões da atual temporada, conquistaram seu 34º título do Campeonato Espanhol, e atrás deles tem o Barcelona com 26 e o Atlético de Madrid, com apenas 10. A diferença de pontuação ao final da edição de 2019/20 foi de 17 pontos para os 3º e 4º colocados, Atlético de Madrid e Sevilla, respectivamente, e 27 para o 5º, Villarreal.

A soberania do Bayern de Munique na Bundesliga é algo inacreditável. Os Bávaros conquistaram o 8º troféu seguido da competição e o 29º da trajetória. Atrás deles, com um abismo de diferença e somente cinco títulos cada na história do Campeonato Alemão, estão Borussia Dortmund e M’gladbach. Ao fim da temporada, a equipe de Munique tinha 82, 13 a mais que o 2º, Dortmund, e 30 a mais que o 6º, Hoffenheim.

Na França, o Paris Saint-Germain ergueu seu 3º troféu seguido e empatou com o Olympique de Marseille no número total de título na Liga Francesa: nove. O único clube que venceu mais que esses dois times conquistou sua última taça em 1980/81, o Saint-Étienne, que coleciona 10 títulos. Mas a ascensão do PSG impressiona pois é o mais novo desses três clubes. Completará 50 anos agora, em agosto, enquanto o Marseille fará 187 e o Saint-Étienne fez 101 em junho.

Mas o segredo do time de Paris está no dinheiro de seu presidente, Nasser Al-Khelaifi, do Catar, que comprou o clube em 2011 e a partir daí começou a ser o melhor da França frequentemente. Antes da chegada dele, o PSG tinha apenas dois títulos da competição nacional. Depois de nove temporadas, venceu sete.

Terra da rainha

A equipe que mais pontuou na temporada de 2019/20 conquistou seu 19º título na história do futebol inglês: o Liverpool. Os Reds somaram incríveis 99 pontos, ficando 18 à frente do Manchester City (2º), e 33 do United (3º) e do Chelsea (4º). Com essa conquista, a equipe comandada por Jurgen Klopp precisa de apenas mais uma taça pra alcançar o maior campeão nacional, o Manchester United, que coleciona 20 troféus.

Com o fim das competições nacionais, alguns dos clubes europeus terão pela frente a continuação da fase mata-mata da Liga dos Campeões. O vencedor da última edição, o Liverpool, foi eliminado pelo Atlético de Madrid nas oitavas de final, pelo placar agregado de 4 x 2. Junto à equipe de Madrid, já estão nas quartas de final o RB Leipzig, o Atalanta e o PSG.

A competição retorna no dia 7 de agosto com os confrontos de volta entre Manchester City x Real Madrid e Juventus x Lyon, nos quais têm a vantagem ingleses e franceses. Já no dia 8, Barcelona x Napoli e Bayern de Munique x Chelsea decidem as outras vagas. Nesses últimos duelos, espanhóis e italianos empataram em 1 x 1, na Itália, enquanto os alemães fizeram 3 x 0, fora de casa, em cima dos Blues.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?