Fifa impede Bélgica de usar segundo uniforme com palavra “Love”

Segundo a Federação Belga de Futebol, a camisa escrito "Amor" geraria problemas para a Fifa. Sem a palavra, o uniforme passa a ser válido

atualizado 21/11/2022 21:31

Divulgação/RBFA

A Real Federação Belga de Futebol (RBFA) afirmou, nesta segunda-feira (21/11), que a seleção não usará seu uniforme reserva durante a Copa do Mundo.

Após proibição da Fifa do uso da braçadeira com as cores do arco-íris em apoio ao coletivo LGBTQIA+, a Bélgica também não vai usar a camisa de jogo por conter a palavra “Love” (“Amor” em inglês).

Majoritariamente branca, mas com detalhes coloridos nas mangas e nas laterais, a camisa traz a palavra “Love” na gola. Essa menção, segundo a RBFA, geraria problemas para a Fifa.

O veto não deve afetar a Bélgica, pelo menos durante a fase de grupos, por estar previsto que a equipe use em seus três jogos o uniforme número um, de cor vermelha.

“O desenho da camisa foi inspirado nos famosos fogos de artifício do festival de música Tomorrowland e representa os valores comuns de diversidade, igualdade e inclusão”, explicou a federação belga ao apresentar o uniforme em setembro.

Sete seleções europeias anunciaram, nesta segunda-feira (21/11), que seus respectivos capitães não vão utilizar as braçadeiras de apoio à comunidade LGBTQIA+ e contra o preconceito na Copa do Mundo do Catar. De acordo com as federações, o motivo seria evitar que os jogadores sejam alvos de possíveis sanções disciplinares.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

“A Fifa foi muito clara. Vai impor sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras em campo. Como federações nacionais, não podemos pedir a nossos jogadores que se arrisquem a sanções esportivas, incluindo cartões amarelos”, afirmaram essas sete federações.

“Os jogadores e treinadores da Bélgica são grandes defensores da inclusão e continuarão mostrando seu apoio por outras vias”, disse a RBFA.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias