Federação Indiana é suspensa pela Fifa por interferência externa

Durante a punição imposta pela entidade, os torneios nacionais não serão reconhecidos e o Mundial Feminino Sub-17 pode ser adiado

atualizado 16/08/2022 13:50

Sede da Fifa em Zurique, na SuíçaPressefoto Ulmerullstein bild via Getty Images

A FIFA anunciou nessa segunda-feira (15/8) a suspensão da Federação Indiana de Futebol (AIFF) de todas as suas atividades. Segundo a entidade máxima do futebol, a sanção ocorreu por conta de uma “interferência externa” da AIFF que vai contra estatutos da entidade.

“O Conselho da Fifa decidiu por unanimidade suspender a All India Football Federation (AIFF) com efeito imediato, devido à influência indevida de terceiros, o que constitui uma violação grave dos estatutos da Fifa. A suspensão será retirada assim que a ordem para criar um comitê de administradores para assumir os poderes do Comitê Executivo da AIFF for revogada e a administração da AIFF recuperar o controle total dos assuntos diários”, escreveu a Fifa, em seu comunicado oficial.

Enquanto a federação indiana estiver suspensa, os torneios nacionais não serão reconhecidos pela FIFA e pela Confederação Asiática de Futebol (AFC) e nenhuma seleção do país poderá participar de competições internacionais. Em outubro o país iria sediar a Copa do Mundo Feminina Sub-17, mas com a suspenção imediata da AIFF, a Copa corre o risco de ser adiada novamente, já que era pra ter sido disputada em novembro de 2020.

A AIFF deveria ter nomeado um novo presidente em dezembro de 2020, quando o mandato do presidente da federação indiana, Praful Patel acabou, mas o dirigente se manteve no cargo e se recusou a realizar novas eleições, alegando que uma questão sobre o estatuto da entidade tramitando no supremo tribunal federal precisava ser resolvida.

Em conjunto com a AFC, a Fifa ofereceu sua equipe jurídica para que a constituição fosse reformada e novas eleições acontecessem em setembro.

 

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias