Federação define tabela e regulamento do Candangão 2020

Pelo Brasiliense, a vice-presidente Luiza Estevão representou a equipe amarela em evento para dar o pontapé inicial no torneio

Andre Borges/Esp. MetrópolesAndre Borges/Esp. Metrópoles

atualizado 20/11/2019 14:04

A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), realizou, na manhã desta terça-feira (20), o arbitral para o Candangão 2020. Representantes dos 12 clubes participantes do campeonato compareceram em tradicional restaurante da cidade, localizado no Pontão do Lago Sul. Pelo Brasiliense, a vice-presidente Luiza Estevão esteve na mesa representando a equipe amarela.

Na reunião, foi decidida toda a estrutura do campeonato, como regulamento, assuntos específicos de registros de jogadores, entre outros assuntos. Além, de claro, ter sido divulgada a tabela completa de toda a competição.

Regulamento definido e mudança sobre o mando da final
Aprovado pela maioria dos representantes dos clubes, o regulamento terá uma pequena mudança em relação ao campeonato deste ano. Com a estrutura da competição mantida, a competição terá a primeira fase disputada em pontos corridos em duelos apenas de ida, classificando-se oito equipes para a fase de quartas de final, em jogos de ida e volta, até chegar à grande decisão, que será em dois jogos. Em caso de resultado igual, a disputa será decidida nas penalidades. O campeão e o vice terão vagas garantidas na Copa do Brasil, Brasileirão Série D e Copa Verde do ano de 2021.

Na fase eliminatória, assim como no ano passado, em caso de resultado igual nos dois confrontos, a vantagem da classificação será do clube que tiver feito a melhor campanha na primeira fase, de pontos corridos. A novidade é que a escolha dos mandos da grande decisão serão dos clubes finalistas, assim, descartando o mando neutro proposto pela Federação. A responsabilidade dos dois jogos finais será da própria entidade local, mas com a determinação de que os jogos sejam disputados em estádio com mais de 10 mil torcedores.

O início do campeonato foi aprovado para o dia 25 de janeiro de 2020, um sábado. Já os dois jogos da grande decisão serão realizados nos dias 18 e 25 de abril, também em dois sábados, a pedido da emissora detentora dos direitos de transmissão da competição.

Direitos de transmissão
Diferente dos últimos anos, a FFDF fechou com uma nova emissora para a transmissão dos jogos do Candangão 2020. A TV Brasília comandará a transmissão ao vivo de uma partida todos os sábados. Porém, todos os clubes terão direito de transmitir os jogos em suas redes sociais oficiais, desde que não seja a transmissão da TV aberta. A Rádio e TV Brasiliense transmitirão todos os confrontos do Jacaré durante o campeonato.

Tabela
No final do arbitral, a tabela do campeonato foi definida, de forma democrática, em sorteio. Com os clubes menos ranqueados na tabela de classificação deste ano ficando na segunda coluna da tabela, os melhores ranqueados definirão os confrontos da primeira fase do campeonato. Atual vice-campeão, o Brasiliense estreará em casa, contra o Sobradinho, reeditando a final do campeonato em 2017.

Confira a tabela completa da primeira rodada:
Gama x Taguatinga;
Brasiliense x Sobradinho;
Unaí x Ceilândia;
Real x Formosa;
Capital x Ceilandense;
Paranoá x Luziânia;

Em breve, a Federação de Futebol local divulgará o horário e os mandos dos jogos da competição.

Últimas notícias