metropoles.com

Equilíbrio e jejum marcam duelo de finalistas do Candangão 2017

Primeira partida da final do Campeonato Candango, entre Ceilândia e Brasiliense, será às 16h30 deste sábado, no Mané Garrincha

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mané Garrincha
1 de 1 Mané Garrincha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ceilândia e Brasiliense iniciam a disputa da final do Candangão 2017 neste sábado (29/4). As equipes, já garantidas na Série D do Brasileiro em 2018, lutam pelo título local a partir das 16h30 no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O segundo e decisivo jogo será no próximo sábado (6/5), no mesmo local e horário.

O jejum dos times é parecido. O Brasiliense não conquista o campeonato local desde 2013, enquanto o Ceilândia levantou a taça pela última vez em 2012. O Jacaré tem oito troféus do Candangão em sua coleção, enquanto o Gato Preto foi campeão em duas oportunidades.

Preparação das equipes
Para voltar a ser campeão, o clube de Taguatinga conta com o talento dos experientes Souza e Reinaldo, dupla que tem sido decisiva no Candangão. O atacante Nunes, suspenso, não poderá atuar na primeira partida, o que gera dúvidas sobre a escalação.

A tendência é de que Luquinhas seja o escolhido para o ataque do Jacaré. Mas também há a possibilidade de o técnico Rafael Toledo reforçar o meio de campo com três volantes. Durante quase todo o campeonato, o Brasiliense atuou somente com um volante, mas na fase do mata-mata o setor foi reforçado, sempre com Aldo entre os titulares.

No Ceilândia, a aposta é na boa fase do artilheiro do campeonato, Romarinho, que já balançou as redes 11 vezes. A experiência dos volantes Didão, Emerson Martins e Alcione também pode fazer a diferença. O time mantém ainda a esperança em uma tarde inspirada do meia Filipe Cirne e a já conhecida segurança defensiva vista nas equipes comandadas por Adelson de Almeida.

Campanhas
A final do campeonato premiou os times com melhor desempenho. O Ceilândia somou 75,56% de aproveitamento, enquanto o Brasiliense fez a segunda melhor campanha, com 73,3% de aproveitamento. Na primeira fase, as equipes terminaram empatadas com 24 pontos, 11 vitórias, três empates e uma derrota cada, demonstrando solidez jogo a jogo.

O equilíbrio é visto também na pontaria. O Ceilândia marcou 18 vezes e sofreu sete, enquanto o Brasiliense anotou 16 gols e levou os mesmos sete. Nas quartas de final, o Gato Preto atropelou o Luziânia e encontrou dificuldades para superar o Paracatu na semifinal. O time amarelo avançou de forma tranquila sobre Real e Sobradinho.

Árbitro será o mesmo do confuso Gama x Brasiliense
A primeira partida da final será conduzida pelo árbitro Almir Camargo. Ele esteve à frente do duelo entre Gama e Brasiliense, no Bezerrão, que terminou em pancadaria e dez jogadores expulsos.

Ficha técnica

Ceilândia
Artur; Dudu Lopes, Wallinson, Badhuga e Elivelto; Didão, Emerson Martins, Alcione e Filipe Cirne; Romarinho e Michel Platini
Técnico: Adelson de Almeida

Brasiliense
Andrey; Patrick, Preto Costa, Wallace e Gerson; Aldo, Acerola (Gabriel) e Souza; Marcio Diogo, Reinaldo e Luquinhas
Técnico: Rafael Toledo

 

Serviço:
Ceilândia x Brasiliense – jogo de ida da final do Candangão 2017

Onde: Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Quando: sábado (29/4), às 16h30
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A doação de 1kg de alimento não perecível garante o desconto.
Pontos de venda: Adega dos Amigos (EQNN 2/4 – Ceilândia) e Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha (sábado, a partir das 9h)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?