metropoles.com

Entenda como Barcelona é destaque no mercado mesmo em crise financeira

Clube vem tendo sucesso na janela de transferências ao trazer jogadores de destaque para reforçar o elenco, como Lewandowski e Raphinha

atualizado

Compartilhar notícia

Eric Espada/Getty Images
FC Barcelona Introduce Robert Lewandowski
1 de 1 FC Barcelona Introduce Robert Lewandowski - Foto: Eric Espada/Getty Images

Em preparação para a temporada 2022/23, o Barcelona vem abrindo o bolso. Até o momento, foram 109 milhões de euros gastos em quatro contratações, com destaque para o brasileiro Raphinha e o duas vezes The Best, prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, Robert Lewandowski.

Pode parecer que o Barcelona está mandando em dinheiro, mas a realidade não é essa. O clube está vivendo uma crise financeira e com uma dívida que chegou a bater 1,35 bilhão de euros.

Como o Barcelona está conseguindo contratar?

São vários fatores que podem explicar as manobras financeiras que o Barcelona está fazendo para conseguir fechar grandes negócios.

Saídas importantes e redução salarial

Uma das explicações é a saída do ídolo culé Lionel Messi para o PSG, que se livrou do enorme salário do camisa 10. Segundo o jornal esportivo espanhol El Mundo, o craque argentino ganhava cerca de 200 mil euros diários.

Outra saída importante que potencializou o poder de contratação do Barcelona foi a de Philippe Coutinho para o Aston Villa. O clube inglês desembolou 20 milhões de euros para contar com o brasileiro. O time espanhol ainda manteve 50% de uma mais-valia em caso de uma futura venda do jogador o a outra equipe. O salário do meia, que recebia em torno de 30 milhões de euros por ano, havia passado a ser o maior dos Culés após a ida do Messi ao PSG.

Para ajudar a inscrever novos jogadores sem furar o fair play financeiro na Espanha, jogadores importantes como Piqué, Busquets e Jordi Alba precisaram reduzir o salário.

Mudança na presidência e busca por acordos

Joan Laporta, o atual presidente do clube conseguiu aliviar alguns prejuízos deixados pela gestão do Josep Maria Bartomeu.

Acordos também foram valiosos para o Barcelona. Como a venda de 10% dos direitos de transmissão da LaLiga, por 25 anos, por 205 milhões de euros para o fundo de investimentos Sixth Street, dos Estados Unidos.

Outro acordo importante foi o acerto com o streaming de música Spotify, que  inclui a remodelação do histórico Camp Nou, que vai trocar de nome a partir de 2025. Segundo a rádio RAC, a empresa vai pagar 160 milhões de euros para ter sua marca no estádio catalão por um período de 12 anos.

Transferências gratuitas

Desde a saída de Messi, o Barcelona já contratou 14 reforços. Porém, destas, sete foram a custo zero e três foram por empréstimo. O que possibilitou os Culés a fazerem transferências mais ousadas, como os 58 milhões de euros pagos pelo Raphinha.

Confira todas as transferências do Barcelona desde a saída de Messi

Temporada 2021/22

  •  Ferrán Torres: 55 milhões de euros
  • Daniel Alves: Transferência livre
  • Sergio Agüero: Transferência livre
  • Memphis Depay: Transferência livre
  • Emerson Royal: 14 milhões de euros
  • Éric García: Transferência livre
  • Pierre-Emerick Aubameyang: Transferência livre
  • Adama Traoré: Empréstimo
  • Luuk de Jong: Empréstimo
  •  Yusuf Demir: 500 mil euros pelo empréstimo

Temporada 2022/23

  • Robert Lewandowski: 45 milhões de euros
  • Raphinha: 58 milhões de euros
  • Franck Kessié: Transferência livre
  • Andreas Christensen: Transferência livre

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?