metropoles.com

Dia do Goleiro: relembre titulares campeões em Copas pelo Brasil

Em 26 de maio, comemora-se o Dia do Goleiro, em homenagem a Manga, histórico arqueiro do futebol brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2023/04/25155928/marcos-copa-do-mundo-2022-goleiro.jpg
marcos-copa-do-mundo-2022-goleiro
1 de 1 marcos-copa-do-mundo-2022-goleiro - Foto: https://uploads.metropoles.com/wp-content/uploads/2023/04/25155928/marcos-copa-do-mundo-2022-goleiro.jpg

Em homenagem ao histórico arqueiro Haílton Corrêa de Arruda, mais conhecido como Manga, que faz 86 anos nesta quarta-feira (26/4), é comemorado no Brasil o Dia do Goleiro, no aniversário do ex-jogador.

E para homenagear os arqueiros de todo o Brasil, o Metrópoles listou todos os goleiros titulares nas cinco edições de Copa do Mundo em que a Canarinho saiu como campeã.

1958 e 1962

Gilmar (Corinthians e Santos): Gylmar dos Santos Neves, mais conhecido como Gilmar, foi bicampeão e titular da Seleção Brasileira nas duas Copas do Mundo. Por clubes, passou por Corinthians, levando dois torneios Rio-São Paulo e Santos, onde conquistou cinco Paulistas, cinco Campeonatos Brasileiros e duas Libertadores.

1970

Félix (Fluminense): além do título da Copa do Mundo, Félix Miélli Venerando é um goleiro histórico do Fluminense, tendo conquistado cinco Campeonato Cariocas e um Brasileirão.

1994

Taffarel (Reggiana – ITA): campeão do Mundo em 1994, Cláudio André Mergen Taffarel, por clubes, ganhou títulos com Parma (duas Copas da Itália e uma Recopa Europeia), Atlético-MG (um Mineiro e uma Copa CONMEBOL) e Galatassary (dois Campeonatos Turcos, duas Copas da Turquia, uma Supercopa da Uefa e uma Copa da Uefa).

Apesar de não ter conquistado nenhum troféu, o goleiro atuou em mais de 250 partidas pelo Internacional, time que o revelou.

2002

Marcos (Palmeiras): último goleiro brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo, Marcos Roberto Silveira Reis fez a carreira inteira no Palmeiras. Pelo clube Alviverde, foram 533 jogos em 20 anos dedicados ao clube. No verdão, conquistou uma Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, quatro Paulistas e dois Torneios Rio-São Paulo.

Compartilhar notícia